A partir da próxima quinta-feira, e até domingo, a FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações, vai ser o ponto de encontro para a Tektónica – Feira Internacional da Construção 2022. A edição deste ano, cujo destaque será dado à eficiência energética, irá decorrer em paralelo ao SIL – Salão Imobiliário de Portugal

A principal feira do sector da construção em Portugal, promovida pela Fundação AIP, vai começar já no dia 12 de Maio e trará consigo, nas Tek Talks, o tema da eficiência energética, presente tanto no tema das janelas eficientes, como no do sistema ETICS. No dia seguinte, será ainda dinamizada a sessão Eficiência Energética na Construção: a chave do combate à pobreza energética, pela Apemeta – Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais, que contará com a presença, entre outros, do investigador João Pedro Gouveia, do CENSE FCT-Nova, e de Rui Pimenta, do conselho de administração da AdEPorto – Agência de Energia do Porto

O programa das Tek Talks, de três dias, irá debruçar-se também sobre temas relacionados com o aço, incluindo os benefícios de uma construção de LSF e o Seminário Portugal Steel, e com a construção sustentável, contemplando os tópicos da transformação digital, da descarbonização e circularidade e das coberturas verdes, entre outros. No dia 13 de Maio, irá ainda decorrer a cerimónia de entrega do Prémio Tektónica Inovação 2022, que irá atribuir um total de seis distinções aos produtos, serviços ou equipamento mais inovadores consoante cada sector da Tektónica.

As Tek Talks terão lugar no espaço Tek Hub, outro dos destaques da edição de 2022. Neste espaço será possível aos participantes – empresas, start-ups, associações sectoriais, profissionais, revistas do sector – partilhar conhecimentos e contactos, bem como identificar oportunidades de negócio. 

Além da feira Tektónica, vai ocorrer, em simultâneo, o SIL, cujo programa será orientado para uma reflexão sobre as cidades e sobre o business plan para uma cidade sustentável, bem como para as novas directivas europeias do desempenho energético dos edifícios e o imobiliário e para os efeitos do aumento dos custos da construção. Recorde-se que a decisão, segundo a entidade promotora, vem responder a um apelo dos expositores e dos visitantes, procurando alavancar sinergias entre o sector do imobiliário e da construção e debates sobre tendências futuras. 

A revista Edifícios e Energia é um dos media partners deste evento.