Celebrando 50 anos de atividade no seu campus em Marvila, o Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) inaugura uma nova exposição onde conta a história da sua construção, os projetos e a conjuntura do ensino à data. “ISEL 50 anos em Marvila: memórias da sua construção” é composta por posters, fotografias e documentos de arquivo, é aberta ao público e está patente no átrio principal do Instituto.
Com mais de 100 anos de atuação nos domínios do ensino, da formação profissional e da investigação, e [com] uma forte ligação à indústria e [aos] serviços, o ISEL está instalado na freguesia de Marvila desde 1970. Esta exposição relata a história da construção do campus do Instituto Industrial de Lisboa (IIL), antecessor do ISEL, e explica por que razão foi construído neste local, os projetos, os custos, como foi equipado, quais as perspetivas para o ensino e ainda os problemas vividos pelos seus alunos.
Para José Nascimento, presidente do ISEL, “esta exposição assinala um marco fundamental na história do ISEL e um acontecimento determinante para o desenvolvimento da escola e da engenharia no país. Aqui encontramos relatados os antecedentes e o processo da construção deste campus, o contexto da sua implementação em Marvila, o equipamento com o qual entrou em funcionamento e o agitado início das aulas.”
Aproveitando a inauguração e invocando o subtítulo “Memórias da sua construção”, o presidente do ISEL falou sobre “diversos projetos, alguns já concluídos, outros em curso e outros ainda em fase de desenvolvimento, que têm sido levados a cabo no sentido de transformar o edificado à luz dos novos paradigmas: o conforto da comunidade, a eficiência energética, a transformação digital e a gestão eficiente dos recursos, assente na responsabilidade ambiental e social.”
A exposição “ISEL 50 anos em Marvila: memórias da sua construção” foi inaugurada por José Nascimento, pela vereadora da Câmara Municipal de Lisboa, Filipa Roseta, e pela vice-presidente do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), Maria João Escudeiro.
Patente no átrio principal do edifício P, a exposição é aberta ao público e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, entre as 9h e as 21h, e aos sábados entre as 9h e as 13h.
[Recorde-se que] a origem do ISEL remonta a 1852, com a criação do IIL no âmbito da restruturação do ensino técnico implementada por D. Maria II. Originalmente instalado num palacete na Rua de Buenos Aires, verificou-se, em meados do século XX, a necessidade de ampliar e melhorar as instalações de forma a potenciar a prática do ensino das engenharias em Portugal. Marvila foi selecionada como o local de construção das novas instalações, compostas pelo que são agora os edifícios E, G e P, e um edifício de oficinas, atual edifício M. O IIL passou a ISEL no pós-25 de abril, em dezembro de 1974, e, em outubro de 1988, foi integrado no IPL. Uma viagem que começou com nove disciplinas e conta hoje com mais de quatro mil alunos divididos por 11 cursos de licenciatura, 11 cursos de mestrado e três cursos de pós-graduação.
O texto acima é da inteira responsabilidade da empresa/entidade em causa. FONTE: Press Release