O Eurostat actualizou a sua publicação interactiva sobre energia, Shedding light on energy in the EU. Segundo a entidade, esta edição mais recente de 2022 torna a consulta de informação sobre o sector energético mais dinâmica e user-friendly, bem como acessível nas 24 línguas oficiais da União Europeia (UE).

O Gabinete de Estatísticas da União Europeia, Eurostat, anunciou, no dia 5 de Maio, uma nova versão da plataforma Shedding light on energy in the EU. A actualização consiste numa reorganização de estilo e na oferta de “um amplo leque de ferramentas interactivas de visualização para explorar indicadores sobre a energia e o sector ambiental de forma fácil”.

Assim, qualquer cibernauta, independentemente da familiaridade com os temas da energia, poderá aceder à plataforma para obter informações sobre quatro grupos temáticos: Políticas Europeias, incluindo os desafios trazidos pelo Pacto Ecológico Europeu e pela União de Energia; Energia na UE, onde se aborda a origem da energia, incluindo a fatia produzida na UE e o grau de dependência de importações; Consumo de Energia, respondendo a questões sobre tipos de energia consumida na UE e respectivos custos; Energia e Ambiente, onde estão contempladas as emissões de gases com efeito de estufa associadas ao sector energético e informações sobre eficiência energética e energia renovável.

Os dados agregam os números anuais disponíveis respeitantes até ao ano de 2020, à excepção do caso dos preços do gás e da electricidade, cujos números correspondem ao final do segundo semestre de 2021. O Eurostat, na página de apresentação da edição interactiva de 2022, acrescenta ainda que, “quando aplicável, é comentado o impacto da crise de Covid-19.”

Além desta mudança para apresentar a informação sobre o sector energético numa forma mais “user-friendly”, com “textos curtos e infografias dinâmicas”, a plataforma passa agora a estar disponível em português, bem como em todas as outras línguas oficiais da UE. A edição de 2022 da publicação Shedding light on energy in the EU está ainda disponível em formato pdf, em inglês.