Categoria: Opinião/Análise

O Certificado Energético e o SCE estão a precisar de uma “major renovation”

Uma vez que a nova EPBD vai obrigar a mudar a Lei, aproveite-se a ocasião para que o Sistema de Certificação Energética (SCE) não sofra apenas mais uma intervenção menor,  um “retoque”, como nas últimas revisões da EPBD, mas que se aproveite para pensar fora da caixa, para o reinventar, para aplicar a tal “major renovation” ao SCE.

Read More

A indústria dos equipamentos de AVAC&R – metas e desafios

Atualmente, a indústria de equipamentos de aquecimento, ar condicionado, bombas de calor e solar defrontam-se com a imposição de importantes metas e relevantes desafios. A indústria de AVAC&R (Aquecimento, Refrigeração, Ventilação e Ar Condicionado & Refrigeração) está a passar por uma transformação significativa e a tentar adaptar-se rapidamente às exigências normativas comunitárias, visando reduzir emissões e aumentar a eficiência energética. A indústria está em franco crescimento e a procura futura adivinha-se muito promissora.

Read More

Normalização Europeia da Qualidade do Ar Interior

A Normalização na Qualidade do Ar Interior (QAI) está principalmente focada nos requisitos de saúde e nos requisitos para a ventilação. Os requisitos de saúde estão estabelecidos pela OMS e são muitas vezes referenciados nas normas de QAI. Atualmente, a norma europeia mais importante para a QAI é a EN 16798- 1/2. Esta norma foi desenvolvida na comissão técnica do CEN – TC156 e encontra-se agora em revisão.

Read More

Estratégia para a construção de edifícios zero emissões

O edifício zero emissões realiza um balanço de carbono neutro através de várias estratégias e tecnologias avançadas. Os edifícios zero emissões são parte essencial dos esforços de uma resposta às alterações climáticas, contribuindo para um futuro mais sustentável e para a redução da pegada de carbono do setor da construção, que é uma das indústrias mais poluentes do mundo.

Read More

A viabilidade das medidas de melhoria para renovação de frações autónomas em edifícios residenciais multifamiliares

Por razões privadas, tive oportunidade de rever um conjunto de Certificados Energéticos emitidos durante o último ano, todos eles relativos a frações autónomas em edifícios de habitação multifamiliares existentes, todas com mais de 30 anos de idade, com classes energéticas entre o B+ e o G. Eram frações que eu conhecia bem e para as quais já tinha estudado com algum detalhe como implementar, ou aconselhar a implementar (ou não) medidas que pudessem melhorar a eficiência energética e aumentar o conforto dos ocupantes reduzindo-lhes, ao mesmo tempo, os custos energéticos associados.

Read More
Loading

MREC1

MREC2

MREC3

HALFPAGE

MREC4

BannerLateral

Eventos3

Revista separador

Capa EE

Opiniao separador

Autor #1

Celeste Campinho

Presidente da Direcção da...

Autor #2

Eduardo Maldonado

Professor Catedrático da FEUP...

SCN

Subscrever a nossa newsletter

A subscrição foi feita com sucesso