O programa que apoia a transição de equipamentos a gás para equipamentos eléctricos será dotado com mais 51,5 milhões de euros. As candidaturas deverão reabrir no dia 2 de Dezembro no site do Fundo Ambiental. 

O anúncio foi feito pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, esta terça-feira na Assembleia da República, no âmbito das audições da discussão do Orçamento de Estado para 2026. 

Segundo a ministra, na edição anterior do programa, cuja verba esgotou em menos de uma semana, foram emitidos 21 mil vales, num total de 17 milhões de euros, dos quais quatro mil, correspondentes a três milhões de euros, já foram utilizados. Ainda não é sabido se os candidatos cujas candidaturas ficaram de fora por falta de verba no primeiro aviso terão prioridade nesta segunda fase. 

O Ministério do Ambiente revelou que foram submetidas 40 mil candidaturas em apenas seis dias, o que provocou falhas técnicas e a indisponibilidade temporária da plataforma do Fundo Ambiental no arranque das candidaturas. 

O Governo garante agora que serão implementadas correcções técnicas e melhorias informáticas para facilitar o acesso dos consumidores. Além disso, esta nova fase do E-Lar passará a incluir a selagem do sistema de gás e a ligação eléctrica para as famílias mais vulneráveis, procedimentos que serão assegurados através do Fundo Ambiental. 

No início de Outubro, Maria da Graça Carvalho já tinha confirmado que o Governo iria propor à Estrutura de Missão do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e à Comissão Europeia o reforço da dotação do programa. 

O E-Lar destina-se a melhorar o conforto térmico das habitações e apoiar famílias na compra de equipamentos eficientes e na electrificação de consumos de energia. 

Fotografia de destaque: © Freepik