A 22ª edição da Tektónica, principal feira de construção e obras públicas do país, realizou-se este ano num formato híbrido e, segundo a Fundação AIP, responsável pela organização, “superou as expectativas”. Com palco físico na FIL, mas também com edição digital, este ano, a Tektónica juntou mais de 8500 pessoas, das quais “mais de 5500” marcaram presença na edição física.

Numa edição especial de três feiras, que juntou a Tektónica ao Salão Imobiliário de Portugal (SIL) e à Intercasa, mais de 5500 pessoas passaram pela Feira Internacional de Lisboa (FIL), depois de seis meses de interrupção na programação do recinto de eventos lisboeta. O formato híbrido adoptado pela feira de construção, repartido entre edição uma física e outra digital, vai ser replicado “nos próximos eventos, feiras e congressos” a realizar na FIL, informa a Fundação AIP em nota de imprensa.

A edição digital da Tektónica, na qual participaram três mil pessoas, contou com uma aplicação web e uma aplicação móvel com funcionalidades que permitiam “agendar reuniões com compradores nacionais e internacionais”, facilitando a realização de negócios on-line. A visita de stands virtuais, entrando em contacto com representantes das entidades expositoras, assim como a possibilidade de assistir, em directo, a conferências e apresentações, foram outras das funcionalidades digitais garantidas pela plataforma que a Fundação AIP pretende continuar a utilizar nos próximos eventos.

Entre os dias 8 e 11 deste mês, as três feiras decorreram num único pavilhão, “em estreita articulação com a Direcção Geral da Saúde”, e contaram com um total de 127 expositores, tendo sido alcançado o limite previsto para a lotação, de 2288 visitantes em simultâneo, entre profissionais e público em geral. Na edição de 2019, a Tektónica recebeu cerca de 18 mil visitantes.