Em parceria com o Smart Cities Marketplace, o Pacto de Autarcas para o Clima e Energia lançou um serviço gratuito de assistência personalizada para ajudar as pequenas e médias cidades europeias a transformar os seus planos em acções concretas em áreas como a energia, a mobilidade ou as alterações climáticas. 

Passar do planeamento à implementação pode ser um desafio para as cidades, especialmente para as de pequena e média dimensão. É neste contexto que surge um serviço que oferece 20 dias de orientação personalizada e gratuita sobre obstáculos jurídicos, questões de governação ou lacunas no planeamento empresarial, para que as cidades possam tirar os seus planos de acção do papel. 

Os serviços prestados incluem apoio ao planeamento para avaliar o enquadramento legal e regulamentar, detalhar o balanço energético e o cálculo de poupança de energia e emissões, desenvolver roteiros de implementação e realizar avaliações comparativas entre pares.  

Inclui também o desenvolvimento de um conceito de investimento para explorar opções de financiamento inovadoras (como comunidades de energia), atrair investidores e identificar desafios e fragilidades nas propostas de investimento relacionadas com a eficiência energética e energia limpa.  

Outro aspecto considerado são as estratégias de envolvimento dos cidadãos, das empresas e das partes interessadas no sentido de obter o seu apoio e garantir a inclusão na conceção de cada projecto. 

Para se candidatarem ao acesso a este guia personalizado e adaptado às cidades, os municípios de pequena e média dimensão da União Europeia podem apresentar as suas ideias de projecto até 23 de Maio através deste formulário. 

Fotografia de destaque: © Freepik