No passado dia 11 de abril, a SGT Energia e Climatização S.A., distribuidora exclusiva de soluções de climatização da marca Midea em Portugal, reuniu mais de 300 convidados no icónico hotel SANA Myriad, em Lisboa, para a sua Convenção Anual. O evento teve como principal objetivo apresentar a nova gama de produtos da empresa e reafirmar a sua estratégia para 2025.
Sob o mote Green Vision – Blue Future, a Convenção decorreu em simultâneo com a presença da marca na Feira Tektónica. Estrategicamente, os eventos aconteceram em locais próximos, o que permitiu alargar a área de exposição e proporcionou aos participantes uma visão mais abrangente dos recentes avanços tecnológicos das soluções de climatização Midea.
Entre as novidades apresentadas, foi realçado o Split Tipo Mural Solstice (EZ), equipado com tecnologia de Inteligência Artificial Ecomaster IA, que assegura uma poupança de mais de 30% de energia, sem comprometer o conforto.
Outro lançamento de relevo, apresentado pelo Eng. Paulo Bessa, Business Solutions Manager da SGT, foi o sistema Multi CirQHP, que alia climatização e produção de AQS com recuperação de calor, sendo uma solução de elevada eficiência energética e sustentável.

Foram ainda destacados a gama de Bombas de Calor AQS e os sistemas M-Thermal (Mars, Mars Large, Power Monobloco e Split) da Midea, que utilizam os fluidos refrigerantes R290 e R32, e são compatíveis com energia solar térmica, bem como as Bombas de Calor para Piscina, cuja tecnologia SG Ready permite aproveitar a energia renovável disponível proveniente das redes inteligentes.
O Chiller MagBoost Apex Pro, que estava exposto na Feira Tektónica, foi o grande destaque na gama industrial, tendo o Eng. João Silva, responsável pelo Departamento de Orçamentação da SGT, esclarecido que este produto de design compacto e modular se diferencia pela elevada eficiência, fiabilidade e facilidade de manutenção.
Já o Eng. António Rodrigues, Técnico Comercial da Zona Sul, relembrou a gama VRF, enaltecendo o sistema Mini VRF Atom T, que conjuga o conforto térmico e AQS com a poupança de energia.
Durante o evento, Marta Lourenço, Responsável pelo Departamento de Peças, anunciou o plano de formações técnicas para o ano de 2025, enquanto Florbela Ferreira, do Departamento de Marketing, indicou as ações de comunicação realizadas em 2024, destacando o forte investimento da SGT em Publicidade.
BSRIA confirma crescimento da marca
Sumeia Tayob, administradora da SGT, iniciou o discurso salientando o facto da SGT Energia e Climatização S.A., este ano, ter optado por uma abordagem mais ousada ao organizar dois eventos simultaneamente: a Convenção Anual e a presença na Feira Tektónica.
Deu igualmente a conhecer que, mantendo a trajetória ascendente dos últimos anos, em 2024, o volume de negócios da empresa na área de negócios de Ar Condicionado, voltou a registar um crescimento de dois dígitos em comparação com o período homólogo do ano transato, sendo a gama industrial a que registou maior variação positiva.
Acrescentou ainda que o crescimento da marca está comprovado pelo facto de ter sido alcançado um marco significativo “devido à BSRIA ter identificado que, em Portugal, no ano de 2024, a Midea ocupa a terceira posição, em termos de volume, nos segmentos mono-split e multi-split (exceto as condutas). Além disso, ocupamos, em volume, lado a lado com outra marca, a terceira posição no segmento dos sistemas Mini VRF e atingimos o quarto lugar nos sistemas VRF de grande capacidade. Este resultado coloca-nos como a única marca de origem chinesa posicionada logo abaixo às duas principais marcas japonesas, um feito que nos preenche de orgulho.”
A BSRIA, entidade de renome internacional no setor AVAC, baseou-se em dados reais de Janeiro a Setembro de 2024, com projeções para Outubro a Dezembro do mesmo ano, para realizar o estudo do mercado Português de Ar Condicionado*.
Por último, Sumeia Tayob agradeceu a todos os que contribuem diariamente para o crescimento da Midea em Portugal, destacando o papel essencial dos parceiros que promovem ativamente a inclusão da marca nos cadernos de encargos.
Perspetivas para 2025
Shamila Tayob, também administradora da SGT, começou por partilhar que relativamente à divisão de Ar Condicionado, a empresa iniciou 2025 com um crescimento a dois dígitos no primeiro trimestre, em comparação com o período homólogo do ano anterior, tanto em unidades vendidas como em valor, ultrapassando os targets definidos. Sublinhou que a estratégia passa por continuar a aumentar a quota de mercado da Midea nos sistemas de expansão direta e reforçar a sua posição nos sistemas a água: “Acreditamos na qualidade da nossa gama e estamos convictos de que é o momento certo para incrementar as nossas quotas de mercado nas gamas de Chillers e Bombas de Calor”.
Confirmou ainda que o budget para o Plano de Marketing de 2025 foi reforçado e que as formações técnicas continuarão a ser uma prioridade, promovendo o conhecimento prático dos produtos. “Estamos dispostos a investir o que for necessário para seguir a direção que traçámos para o Ar Condicionado”, afirmou, destacando o papel da equipa como fator-chave para o sucesso da empresa. Em jeito de conclusão, terminou a indicar que a SGT “continua a afirmar-se como uma empresa familiar, dinâmica e flexível”, e que os seus parceiros “são mais do que meros números, mais do que meros ativos” sendo esse o fator diferenciador dos demais players do mercado.
Reconhecimento internacional
O evento contou ainda com a presença de vários elementos do Grupo Midea, entre os quais Alex Zhu, Diretor Europeu da Midea RAC, que foi convidado pela Administração da SGT a dirigir-se aos seus parceiros estratégicos, presentes na Convenção. Durante o discurso, Alex Zhu expressou gratidão pelo trabalho realizado pela SGT ao longo dos mais de 20 anos de parceria, assim como a todos os parceiros, que têm possibilitado o crescimento sustentável da marca Midea. Como forma de reconhecimento, foi atribuído à SGT o prémio Midea HVAC VIP Distributor.

A Convenção Anual foi encerrada com um jantar de agradecimento aos parceiros e um espetáculo de animação, reforçando os laços entre todos os que contribuem para o sucesso da marca em Portugal.
*Fonte: BSRIA European Air Conditioning 2024 – Portugal (referente ao mercado Português de Ar Condicionado: 2024 – Jan-Set real + Out-Dez estimativa). Published market Report 106517/7
O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa
Fonte: Press Release












