A nova Comissão de Especialização em Engenharia de Climatização e Refrigeração, resultante das últimas eleições da Ordem dos Engenheiros, é composta por Maria Odete Almeida, que assume funções como coordenadora, e pelos vogais João Garcia e José Afonso.
À Edifícios e Energia, Maria Odete Almeida disse que a nova comissão irá dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos últimos anos e reforçar “a importância estratégica da refrigeração, assumindo um papel central na promoção da qualificação técnica, valorização profissional e desenvolvimento sustentável do sector”.
Entre os objectivos prioritários está o aumento do número de especialistas na área da refrigeração, “incentivando a certificação de competências e a valorização das carreiras técnicas”, bem como o reforço da representatividade e diversidade entre os membros, com a participação activa de profissionais de ambas as áreas: climatização e refrigeração.
“A dinamização e ampliação das actividades técnicas constituem também uma prioridade. Está prevista a realização de eventos técnicos, workshops, visitas técnicas, projectos colaborativos e outras iniciativas que contribuam para intensificar a visibilidade e relevância da Climatização e Refrigeração”, acrescenta a coordenadora.
Outro ponto central da nova comissão será a abordagem aos desafios actuais destas duas áreas através de debates, incluindo exigências técnicas, regulamentares, ambientais e energéticas.
A articulação entre a academia, a indústria e os profissionais do sector será também reforçada, numa lógica de integração entre conhecimento científico e aplicação prática. “Visa também proteger o título e a profissão de Engenheiro nas áreas da Climatização e da Refrigeração, através da divulgação de boas práticas e da promoção do cumprimento de normas técnicas que garantam a qualidade e segurança dos sistemas e serviços prestados”, refere Maria Odete Almeida.
Além-fronteiras, será dada continuidade ao protocolo com o Capítulo Português da ASHRAE e à representação oficial de Portugal na REHVA, garantindo a presença e influência da engenharia nacional nos fóruns europeus.
Fotografia de destaque: © Ordem dos Engenheiros