A Light+Building 2024, uma das maiores feiras no sector da tecnologia de iluminação e construção, vai voltar no próximo ano para mais uma edição. De 3 a 8 de Março de 2024, Frankfurt vai ser ponto de encontro para soluções de iluminação, engenharia eléctrica, automação aplicada a edifícios, entre outras.
A Light+Building 2024 vai contar com a presença de mais de dois mil expositores de mais de 70 países, havendo já nove portugueses confirmados. As informações foram cedidas por Johannes Möller, director de gestão de marca do evento, durante uma conferência de imprensa, em meados deste mês, em Madrid.
No mesmo evento, o responsável destacou que a feira vai acontecer sob o “chapéu” BE ELECTRIFIED, “que é o que conecta todas as empresas e todos os grupos”. Explicando que uma dos desejos dos anteriores participantes era ter os agentes-chave mais próximos, a edição de 2024 vai trazer novidades a nível de estrutura, com o espaço de 18 níveis de pavilhões a ser dividido em blocos.
Haverá também novidades na esfera temática. Da área total da feira, 65 % vai dedicar-se à parte da iluminação – lançando luzes sobre questões técnicas, decorativas, de controlo, bem como sobre as fontes, os componentes, e as tendências no design, tanto a nível de cores e formas como de materiais. O restante espaço será dedicado à parte do uso e energia, da sustentabilidade e da segurança do lar e ainda da automação de edifícios, junto à qual haverá também um espaço de engenharia eléctrica.
Quanto aos edifícios, os principais blocos temáticos andarão em torno da electrificação e da digitalização. Um deles será a conectividade, como uma alavanca para a eficiência de recursos, focando o BIM, a segurança ou a manutenção preditiva, por exemplo. Outro será a sustentabilidade, na qual a integração e o armazenamento de energias renováveis, o carregamento de veículos eléctricos, a gestão eficiente de energia, as bombas de calor e os materiais e processos de manufactura estarão em destaque.
Por fim, haverá a componente temática Work+Living (Trabalho+Vida), deixando patente a necessidade de os espaços serem mais flexíveis, adaptando-se às múltiplas funções e vivências dos utilizadores. Esta vertente lida ainda com questões do contexto de desenvolvimento urbano. “Seja trabalhar remotamente a partir de casa, no escritório ou num edifício industrial, as casas e os edifícios inteligentes do futuro estão desenhados para tornar a coexistência possível”, refere um comunicado da organização.
A par da exposição, a Light+Building 2024 irá acolher também palestras e conferências e eventos paralelos da Associação Internacional de Lighting Designers, da Sociedade [americana] de Engenheiros de Iluminação, da Women in Lighting (que vai assinalar a sua participação no dia da mulher), da World-Architects, da Architonic, da Stylepark, da ZVEI (Indústria Digital e Eléctrica Alemã), da ASSIL (Associação de Fabricantes de Iluminação).
Haverá ainda lugar à celebração de eventos especiais ligados a tendências e inovações nas áreas temáticas do evento e à entrega do prémio Design by Light + Building, que distingue produtos, ideias ou sistemas inovadores dentro dos serviços tecnológicos de iluminação e edifícios. Nesta edição, há novas categorias e as submissões estão abertas até dia 24 de Janeiro. Saiba mais aqui.