Por que razão ainda tanta gente resiste à compra de um ar condicionado no verão, e acaba por comprometer o conforto em casa? Porque o ar condicionado continua a ser sinónimo de aumento significativo da conta da luz. Com razão, ou atualmente isto já é um mito?

O funcionamento de um ar condicionado pode ser dispendioso e ineficiente se não for gerido corretamente. Mas se seguir estes conselhos de compra, estratégias de poupança de energia e práticas de manutenção partilhadas pela Hisense, especialista em electrónica de consumo, vai conseguir maximizar a eficiência do seu equipamento, passar um verão mais fresco e confortável e manter a conta de energia totalmente controlada.


Escolha o ar condicionado certo

O tamanho importa
Resista às promoções e às campanhas de verão. O barato, acaba muitas vezes por sair caro. Compre um equipamento de ar condicionado totalmente ajustado à dimensão do espaço que pretende refrigerar. Uma unidade subdimensionada terá dificuldade em arrefecer o seu espaço, enquanto uma unidade sobredimensionada vai ligar-se e desligar-se com muita frequência. Em ambos os casos, o gasto energético é substancialmente superior. A Hisense oferece uma gama de soluções distintas para todo o tipo de áreas e dimensões, incluindo solução portátil.

Procure a eficiência energética
Ao comprar um novo aparelho de ar condicionado, considere o rácio de eficiência energética (EER) ou o rácio de eficiência energética sazonal (SEER). Classificações mais elevadas indicam uma melhor eficiência energética. Neste caso, o máximo de arrefecimento com o mínimo consumo de energia.

 

Dicas para poupar energia

Escolha uma solução conectada
A conectividade integrada nas soluções de ar condicionado são uma opção duplamente inteligente. Permitem-lhe a gestão dos seus equipamentos remotamente, quando fora de casa, permitindo ligar os equipamentos antes de chegar a casa de forma a ter um ambiente fresco e regular divisão a divisão, sem necessidade de ter o ar condicionado ligado em todas as divisões, incluindo as que não usa com regularidade. A aplicação para smartphone ajuda a poupar energia, refrescar os espaços e aumenta a comodidade e a eficiência.
Para além de toda a comodidade associada, poderá ajustar automaticamente a temperatura com base no seu horário, reduzindo o consumo de energia quando não está em casa.

E sabia que a temperatura ideal do AC será entre 22º e os 24ºC?
Por cada grau que aumenta consegue poupar cerca de 3-5% no seu custo de ar condicionado.

 

 

Dicas para manter a casa fresca

Utilize estores e cortinas
Feche as persianas ou cortinas durante as horas de maior calor para bloquear a luz solar direta. Este simples passo pode reduzir o volume de trabalho do seu ar condicionado e manter a sua casa mais fresca.

Isolamento
O isolamento adequado do sótão, paredes e pavimentos pode manter a sua casa mais fresca. O isolamento refletor pode ser particularmente eficaz em climas quentes, refletindo o calor para longe da sua casa.

Ventilação noturna
Aproveite a temperatura mais reduzida nas noites mais frescas de verão para abrir as janelas. Feche as janelas e os estores de manhã para reter o ar fresco no interior.

Minimize atividades geradoras de calor
Tente evitar a utilização de aparelhos geradores de calor, como fornos, fogões e máquinas de secar, durante as horas mais quentes do dia.

Escolha uma iluminação energeticamente eficiente
Substitua as lâmpadas incandescentes por LEDs energeticamente eficientes. As lâmpadas incandescentes emitem muito calor, enquanto as LED se mantêm frias e consomem menos energia.

 

 

O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa.
Fonte: Press Release