O Mecanismo das Comunidades Europeias para a Energia, uma iniciativa co-financiada pelo Programa LIFE, foi pensado para capacitar e apoiar as comunidades energéticas locais em toda a Europa. Visa apoiar, no mínimo, 140 projectos de comunidades energéticas nas suas fases iniciais através de subsídios para desenvolver planos de negócios sólidos. 

Em Março deste ano, o Mecanismo das Comunidades Europeias para a Energia foi oficialmente lançado no Parlamento Europeu. O evento foi apoiado por eurodeputados de diferentes grupos políticos, que, em conjunto, representaram uma grande maioria do hemiciclo e expressaram unanimemente o seu apoio às comunidades energéticas, destacando o seu contributo para a transição para as energias limpas, a aceitação das energias renováveis e os preços acessíveis da energia. 

Um dos principais objectivos do mecanismo é fornecer às comunidades energéticas as ferramentas de que necessitam para que sejam casos de sucesso. Para além do apoio financeiro, a iniciativa oferece formação especializada e recursos para criar modelos de negócio inovadores e duradouros. Estes esforços visam assegurar o crescimento contínuo das comunidades energéticas, promovendo o impacto a longo prazo e contribuindo para os objectivos climáticos da União Europeia (UE).  

A iniciativa é implementada por um consórcio de organizações, incluindo REScoop.eu, Energy Cities, FEDARENE e GNE Finance. Para maximizar o seu alcance, o mecanismo colabora com uma rede de 29 peritos nacionais que estabelecem ligações com iniciativas locais. Esta abordagem colaborativa visa prestar um apoio abrangente e adaptado às necessidades das comunidades energéticas da UE, da Islândia, da Moldávia, da Macedónia do Norte e da Ucrânia.  

Para além disso, o mecanismo fornecerá análises sobre oportunidades de financiamento, melhores práticas, avaliação de quadros jurídicos e informações sobre balcões únicos em toda a Europa. Este conjunto de recursos foi concebido para ajudar as comunidades do sector da energia a navegar pelas complexidades da implementação de novos projectos energéticos e facilitar o seu desenvolvimento e crescimento. 

O Mecanismo das Comunidades Europeias para a Energia baseia-se nas experiências de iniciativas anteriores e vai continuar a desenvolver alguns dos trabalhos de investigação realizados pelo Repositório das Comunidades Energéticas e pela Plataforma de Aconselhamento das Comunidades Energéticas Rurais e aprenderá com o mecanismo de subsídios do Mecanismo Europeu de Apoio às Cidades. 

Fotografia de destaque: © Sam Glazier – European Energy Communities Facility