A ADENE – Agência para a Energia, o Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) e a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) assinaram, no dia 11 de Janeiro, um Memorando de Entendimento nas áreas de transição energética e acção climática.
O acordo entre as três entidades expressa um objectivo de dar resposta às necessidades de qualificação e reconversão profissional decorrentes da transição energética. Em particular, a ADENE, a APREN e o IEFP estabelecem, neste documento, a constituição de um Centro Protocolar com o propósito de capacitar os recursos humanos e aperfeiçoar os conhecimentos técnicos na área da transição energética e da acção climática.
Com o surgimento de novas profissões no sector da energia e com as exigências ambientais, a ADENE refere que será dada “especial incidência nas energias renováveis, na eficiência energética e hídrica e na mobilidade sustentável”.
Na cerimónia de assinatura do Memorando de Entendimento, além dos representantes das três entidades parceiras, estiveram presentes a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, e o secretário de Estado Adjunto, João Galamba.