A ASHRAE, sociedade internacional de AVAC-R, vai trabalhar em conjunto com a IAMPO (Associação Internacional de Oficiais de Canalização e Mecânica, em português) para o desenvolvimento de um documento orientador para a eficiência hídrica nos edifícios. A colaboração decorre até 2023, ano em que se espera a publicação do novo documento.

O objectivo é combinar num único “guia” as normas definidas pelas duas entidades para o tema, a ASHRAE 191P – Standard for the Efficient Use of Water in Building Mechanical Systems e a WE-StandTM da IAMPO. A ASHRAE 191P define requisitos mínimos para projectos de sistemas mecanismos de edifícios que limitam o volume de água necessária para o funcionamento dos sistemas de AVAC. Por sua vez, a WE-StandTM dá indicações sobre como garantir o uso seguro e eficiente dos recursos hídricos tanto em edifícios residenciais, como não residenciais.

Segundo Charles E. Gulledge III, actual presidente da ASHRAE, a “escalada dos custos e as preocupações com a disponibilidade do recurso” colocaram a eficiência hídrica no ambiente construído na agenda dos profissionais e é hoje um tema incontornável. “A eficiência hídrica e a conservação de energia são dois grandes temas a considerar no projecto e operação de sistemas de AVAC em edifícios de elevado desempenho”, afirmou o responsável, mostrando-se satisfeito com a colaboração no sentido de “providenciar um recurso equilibrado para o nexus água-energia, à medida que a procura por estratégias sustentáveis cresce”.

O documento deverá estar finalizado em 2023, aquando da conclusão do processo de desenvolvimento da WE-StandTM , que dura três anos.