A REHVA (Federação Europeia das Associações de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) lançou, na semana passada, uma plataforma digital com dezenas de guias, apresentações, sessões de treino, glossários e outras ferramentas de trabalho.

Numa notícia publicada na página da REHVA, a entidade descreve este novo espaço digital como sendo um Knowledge Hub que contém materiais baseados em conhecimento “recente, inteligível e acessível”, exclusivo a subscritores, para potenciar o desenvolvimento profissional.

A subscrição ao REHVA Knowledge Hub inclui o acesso a 31 guias técnicos em formato e-book concebidos pela REHVA, a sessões de treino gravadas e desenvolvidas por especialistas sobre vários tópicos na área de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC), às últimas actualizações no que concerne às políticas europeias ligadas aos sectores de AVAC e de construção e ainda a um glossário com a terminologia do sector AVAC, compreendendo os termos e as respectivas definições.

Para já, e no seguimento do trabalho que tem sido desenvolvido pela federação em contexto de pandemia de Covid-19, estão disponíveis módulos e gravações de webinars relativos às medidas frente ao mais recente coronavírus, bem como apresentações da Task Force da REHVA dedicada à resposta à Covid-19, e ainda ferramentas de cálculo de risco de propagação do coronavírus consoante a configuração dos espaços e os sistemas de AVAC, como é o caso das calculadoras REHVA.

Outro tópico que este centro de informação virtual encerra são as diversas normas e escalas de desempenho energético dos edifícios, as quais são explicadas através de vídeos, webinars e artigos.

Esta plataforma abrange, de igual modo, apresentações sobre economia circular, cujo enquadramento é feito à luz das políticas europeias e de uma abordagem prática de como integrar os princípios deste conceito nos sectores de AVAC e de construção.

A subscrição tem a duração de 12 meses e pode ser efectuada aqui. Os indivíduos que integrem entidades-membro da REHVA – como é o caso de quem faça parte da Ordem dos Engenheiros – e/ou que sejam funcionários em entidades apoiantes da REHVA têm direito a um desconto. Há ainda um desconto mais elevado para estudantes universitários.