A Eurovent – Associação Europeia para a Indústria AVAC e a Federação das Associações Ibero-Americanas de Ar condicionado e Refrigeração (FAIAR) uniram-se, através de um Memorando de Entendimento, para promover tecnologias AVAC eficientes a nível energético e ambiental.
A Eurovent e a FAIAR assinaram um Memorando de Entendimento que reforça o compromisso de ambas as organizações em desenvolver e manter relacionamentos mutuamente benéficos entre a Europa e a América Latina. As duas organizações irão colaborar no desenvolvimento de padrões, boas práticas, eventos e outras acções conjuntas, com vista à promoção de tecnologias AVAC eficientes a nível energético e ambiental.
O objectivo é “ajudar a resolver as barreiras do mercado para a implementação de tecnologias AVAC eficientes a nível energético”, lê-se no memorando. Além disso, as organizações pretendem evitar abordagens regionais desarticuladas, que possam transformar as oportunidades de crescimento e de inovação em barreiras de mercado. Para atingir esse objectivo, e de acordo com o memorando, as organizações comprometem-se a trabalhar conjuntamente em actividades relacionadas com a coordenação estratégica, desenvolvimento e harmonização de padrões, advocacia e regulamentação, teste de produto, verificação de conformidade e certificação de desempenho, publicação e disseminação, eventos e conferências, e educação e formação.
“A fim de elevar e harmonizar os padrões da indústria em todo o mundo, a Eurovent ambiciona fortalecer as suas parcerias internacionais com associações afins. A FAIAR provou ser um grande parceiro e esperamos trabalhar juntos com os nossos colegas da América Latina, muito mais de perto no futuro, para trazer novas oportunidades para a nossa indústria”, explica Raul Corredera Haener, presidente da Eurovent, no comunicado lançado pela organização.
Já Odete de Almeida, presidente da FAIAR e da associação portuguesa EFRIARC, adianta: “Para atingir os objectivos da FAIAR, entendemos a importância da integração das associações de qualquer âmbito territorial, de forma a proporcionar uma colaboração mútua e uma troca de experiências no domínio profissional, que beneficiem os parceiros”.
De relembrar que o sector do AVAC mantém um papel central no bem-estar da sociedade, mas também no combate às alterações climáticas. A primeira reunião de coordenação entre as duas organizações irá decorrer ainda este ano.
Poderá consultar o Memorando de Entendimento aqui.











