Para acelerar a implementação de bombas de calor na Europa, a Comissão Europeia lançou recentemente a Plataforma Aceleradora das Bombas de Calor. Esta plataforma incentivará os peritos da indústria, os decisores políticos e as partes interessadas a colaborar, a partilhar boas práticas e ideias e a debater medidas que promovam soluções de aquecimento sustentáveis.

A Plataforma Aceleradora de Bombas de Calor é uma iniciativa gerida pela Agência de Execução relativa ao Clima, às Infraestruturas e ao Ambiente (CINEA) que visa acelerar a taxa de implementação de bombas de calor em edifícios, indústrias e aquecimento urbano. A plataforma servirá para identificar os obstáculos à escolha de bombas de calor em toda a União Europeia (UE) e sugerir medidas políticas para ultrapassar essas barreiras. 

Neste sentido, foram designados alguns objectivos para esta plataforma:  

  • reunir profissionais ligados às bombas de calor de toda a UE para trabalharem em conjunto e acelerarem a implementação das bombas de calor; 
  • criar uma rede dedicada a soluções de aquecimento sustentáveis; 
  • monitorizar as políticas que têm impacto na adopção de bombas de calor, especialmente a nível nacional; 
  • alinhar as estratégias em matéria de energia, indústria, investigação e educação; 
  • Identificar, resolver e eliminar os obstáculos através da experiência dos membros da plataforma. 

A Plataforma Aceleradora de Bombas de Calor está aberta a várias entidades, como autoridades nacionais e regionais, agências de energia, institutos de investigação, organizações da sociedade civil, instaladores/contratantes e instituições financeiras. 

Os membros da plataforma vão ajudar no acompanhamento dos dados do mercado, na avaliação de políticas e na identificação das necessidades de formação, investigação e inovação. Para além disso, vão apoiar o desenvolvimento de um roteiro que aumente a eficiência e a sustentabilidade das bombas de calor. O convite à manifestação de interesse estará aberto até ao dia 13 de Dezembro. 

A Comissão Europeia indica que, ao longo do período de 3 anos (2024-2027), serão organizadas nove reuniões que irão oferecer oportunidades de partilha de conhecimentos e contribuir para a estratégia e definição dos objectivos da plataforma. Estas reuniões terão lugar em Bruxelas num formato híbrido, para que os membros participem online ou presencialmente. 

No dia 14 de Novembro, a Associação Europeia de Bombas de Calor (EHPA) organizou uma sessão de esclarecimentos online sobre a Plataforma Aceleradora de Bombas de Calor e a forma como as partes interessadas podem participar e contribuir para a sua implementação.

Fotografia de destaque: © Shutterstock