A FAIAR – Federação das Associações Ibero-Americanas de Ar Condicionado e Refrigeração é, desde finais de Janeiro, membro efectivo da Aliança Global da Qualidade do Ambiente Interiior (IEQ-GA, na sigla em inglês). A adesão acontece numa altura em que a entidade ibero-americana é presidida pela associação portuguesa dos engenheiros do frio e ar condicionado, EFRIARC.

Desta forma, as 14 associações de ar condicionado e refrigeração que compõem a FAIAR juntam-se a um esforço global para reforçar a importância da qualidade do ar interior (QAI) nos edifícios e colaborar no conhecimento e desenvolvimento de novas soluções que possam contribuir para um melhor ambiente interior, em particular em contexto pandémico. Para além da FAIAR, fazem também parte da IEQ-GA entidades como a REHVA e a ASHRAE.

A IEQ-GA tem como missão “servir como fonte global de informações, orientação e conhecimento da qualidade do ambiente interior (térmico-ar interior-iluminação-acústica) dos edifícios, e garantir que o conhecimento sobre a QAI seja implementado na realidade”, explica a EFRIARC. “A incumbência da IEQ-GA é fazer com que as sociedades pensem juntas, trabalhem juntas e falem a uma só voz, visto que individualmente, o parecer de uma só sociedade é frequentemente negligenciado. Assim, através desta cooperação internacional é possível influenciar e apoiar tomadas de decisões de autoridades como a OMS, governos e órgãos reguladores mundiais”, conclui.