A organização Bioenergy Europe, que reúne mais de 40 associações e 90 empresas europeias do sector europeu da bioenergia, lançou a campanha Switch4Air com o objectivo de promover o aquecimento com recurso a biomassa. A campanha pretende promover a descarbonização do sector do aquecimento doméstico através de quatro passos. Números da Comissão Europeia mostram que 78,9 % do consumo final de energia das habitações destina-se ao aquecimento (de espaço e água).
A Switch4Air pretende sublinhar o potencial da substituição de soluções de aquecimento baseadas em instalações antigas e energeticamente ineficientes e poluentes por soluções modernas de aquecimento com recurso a biomassa, como podem ser o caso de novas salamandras a lenha ou a pellets, que podem ser “altamente eficientes e com produção de emissões perto de zero” – lê-se em comunicado de imprensa da organização europeia. Segundo a Bioenergy Europe, estas operações de substituição de soluções desactualizadas por soluções modernas, com utilização de biomassa, podem levar a indústria à “liderança” na descarbonização e na melhoria da qualidade do ar.
Neste sentido, a campanha sugere um plano com quatro passos para a redução das emissões decorrentes do aquecimento com lenha, contemplando, em primeiro lugar, a substituição de equipamentos obsoletos por novos equipamentos, aumentando a eficiência, já que uma salamandra moderna de biomassa pode, de acordo com a organização europeia, poluir “278 vezes menos” do que um sistema de queima aberto. Adicionalmente, é sugerida a melhoria da qualidade do combustível, através da redução dos níveis de presença de humidade na lenha, exemplifica a Bioenergy Europe. Completam os quatro passos a formação dos instaladores e o aumento da sensibilização entre os consumidores.
Criada pela organização que representa o sector europeu da bioenergia – ou seja, da energia obtida através da biomassa -, a campanha Switch4Air pretende levar a bioenergia a liderar a “luta” por melhor qualidade do ar. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2016, a poluição atmosférica foi responsável por 4,2 milhões de mortes prematuras. Assim, e porque 78,9 % do consumo final de energia nas habitações europeias tem como fim o aquecimento, a Bioenergy quer utilizar esta campanha para sensibilizar para o papel que a energia obtida através da biomassa pode desempenhar na descarbonização do sector do aquecimento doméstico e, por consequência, na melhoria geral da qualidade do ar.

A campanha promove, ainda, a assinatura de um compromisso pela melhoria da qualidade do ar na Europa, com assinatura aberta a empresas, associações e consumidores finais.
No próximo dia 12 de Dezembro, a organização europeia promove um webinar sobre a temática da relação entre a qualidade do ar e o aquecimento doméstico. Os registos para a sessão estão abertos.
A Bioenergy Europe, com sede em Bruxelas, reúne mais de 40 associações e 90 empresas do sector da bioenergia, assim como representantes académicos e instituições de pesquisa europeias.