Nesta edição dos Prémios Novo Bauhaus Europeu, cujos vencedores já foram dados a conhecer pela European Urban Initiative na quinta-feira, estreou-se também uma chamada paralela a acções inovadoras, na qual a iniciativa portuguesa Centro Viana S+T+ARTS se destacou como vencedora na área prioritária “Construção e renovação no espírito da circularidade e da neutralidade carbónica”.

No âmbito do Novo Bauhaus Europeu, a European Urban Initiative promoveu, neste ano, a par dos Prémios Novo Bauhaus Europeu, a primeira chamada a Innovative Actions. Com quatro categorias – construir e renovar no espírito da circularidade e da neutralidade climática, preservar e transformar o património cultural, adaptar e transformar os edifícios para soluções de habitação acessível, regenerar espaços urbanos –, este aviso seleccionou, entre 100 candidaturas, 14 acções, uma delas portuguesa.

Trata-se do projecto Centro Viana S+T+ARTS, que, enquadrado na primeira categoria, consiste na reabilitação do edifício do antigo matadouro municipal da cidade de Viana de Castelo e na sua ampliação e transformação num centro de criação de tecnologia e arte.

Neste processo de renovação, o edifício irá “demonstrar um conjunto de soluções inovadoras de eficiência energética, hipocarbónicas e circulares”, incluindo o teste de novas tecnologias e novos componentes no terreno, além do alinhamento com os princípios de sustentabilidade, estética e inclusão do Novo Bauhaus Europeurefere a página da European Urban Initiative.

A título de exemplo, o Centro Viana S+T+ARTS vai integrar, a nível de construção, práticas experimentais relacionadas com a utilização de resíduos naturais locais como materiais de construção. Já no que diz respeito à energia, vai fomentar um piloto para maximizar a produção de energia solar e um sistema inovador de armazenamento de excedente de energia.

Vai ser “o primeiro edifício a integrar uma divisão rotativa controlável digitalmente para maximizar a captação de energia solar”, explica a associação europeia. Além disso, vai incluir um sistema que não só armazena o excedente de energia eléctrica renovável do edifício na forma de hidrogénio verde como volta a transformar esse hidrogénio em electricidade quando há défice de produção de energia.

O projecto Centro Viana S+T+ARTS é uma iniciativa conjunta da câmara municipal de Viana de Castelo, do Itecons, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, da INOVA+, da Associação Juvenil de Deão, da Associação Empresarial de Viana do Castelo, e do hub DINAMO10. Agora com um apoio de quase cinco milhões de euros pelo FEDER, a obra do centro deverá estar concluída no prazo de dois anos.

Também os vencedores dos Prémios Novo Bauhaus Europeu foram conhecidos na quinta-feira passada. Destes, destaca-se o projecto TOVA, distinguido na vertente “criando um ecossistema industrial circular e apoiando um pensamento de ciclo de vida” por ser o primeiro edifício espanhol concebido por impressão 3D utilizando materiais locais da arquitectura vernacular. Também a iniciativa francesa Roofscapes, na vertente de “reconexão da natureza”, aproveita o potencial dos telhados dos edifícios para criar, com módulos de madeira pré-fabricados, espaços verdes e acessíveis, de modo a mitigar o efeito ilha de calor e a potenciar a biodiversidade e o aproveitamento de águas pluviais.