Fiabilidade, idoneidade, qualidade – estas foram algumas das palavras escolhidas pelos clientes da Sandometal para descrever a fabricante portuguesa e que deram o mote ao jantar de aniversário desta empresa. No passado dia 30 de Novembro, a Sandometal assinalou 40 anos, num evento comemorativo no qual juntou cerca de uma centena de parceiros e amigos, entre os quais o presidente da câmara municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, onde está sediada a empresa. Para além de festejar a data, o encontro foi também pretexto para dar a conhecer as novas instalações da empresa.
“Quarenta anos, numa pessoa, é sinal de juventude, mas, numa empresa, é muito tempo. E essa empresa pode [escolher] ser velha e obsoleta ou moderna e actual”, disse António Beirão, fundador da Sandometal, no seu discurso de agradecimento. Segundo o gestor, a fabricante portuguesa de condutas, unidades de tratamento de ar (UTA) e outros acessórios no segmento do ar condicionado optou pela “modernidade”, o que a obrigou a saber aproveitar as oportunidades, a tirar partido das novas tecnologias, a dar uma atenção redobrada e a fazer investimentos permanentes.
“Sempre fomos um pouco atrevidos no lançamento de novos produtos (…) Por cada sucesso, tivemos dois ou três fracassos, mas esses não foram visíveis. Tivemos sempre a audácia de tentar, de querer fazer melhor e não nos esquecemos de quem nos acompanhou até aqui”, acrescentou.
O percurso da empresa foi também saudado por Alberto Mesquita, que sublinhou a “pujança, capacidade e audácia que a administração da Sandometal sempre teve em 40 anos”. O autarca manifestou “honra e orgulho” na empresa “ligada à memória e tradição” locais no sector da metalomecânica. “A Sandometal soube adaptar-se e criar caminho na modernidade nacional e internacional. Empresas como esta são importantes para o desenvolvimento económico e social de um território”, constatou.
Para além de celebrar o aniversário da empresa, o evento teve também como propósito dar a conhecer a nova casa da Sandometal. Em Julho passado, a empresa decidiu mudar-se para novas instalações, ocupando, agora, a antiga fábrica de especiarias Margão, no Sobralinho, Vila Franca de Xira. Em conversa com a Edifícios e Energia, António Beirão explicou que os custos de manutenção das instalações anteriores já não eram viáveis, pelo que a mudança foi a melhor decisão, assim como a aquisição de novas máquinas. “A mudança foi um trabalho titânico”, confessou.
A nova morada é o marco mais recente na história da Sandometal, mas, ao longo dos seus 40 anos de existência, vários foram os pontos marcantes deste percurso. Entre os projectos nos quais a empresa participou, António Beirão destaca dois mais emblemáticos: a sede Caixa Geral de Depósitos em Lisboa, concluído em 1993, e o estádio Olímpico de Londres, para o qual a Sandometal forneceu as UTA’s.
Chegado ao seu 40º aniversário, durante este ano, a Sandometal viu alguns dos seus colaboradores mais antigos atingir a idade da reforma, o que significa que há necessidade de “meter gente nova”. Por sua vez, com mais de 50 anos de experiência neste mercado, também António Beirão confessou, em 2017, que estava pronto para “desacelerar”, no entanto, a mudança de espaço fez o responsável voltar “arregaçar as mangas”, até porque “o ano de 2020 promete, com perspectivas muito boas, quer a nível interno do país, quer a nível de exportação ”, antevê.