TRENDING:

A evolução do setor da energia
A ENERGIA: transição de quê?
INESC TEC lidera projecto europeu para construir plataf...
Edificios e Energia
  • Notícias
    • Empresas
    • Entrevista
    • Opinião/Análise
    • #FORUM
  • Revista Impressa
  • Revista Digital
  • Subscrições
  • Mercado
    • Directório Profissional

Select Page

Grupo Casais lança segunda fase do Minho Innovation & Technology Hub

Posted by Edifícios e Energia | Set 23, 2025 | Empresas

Grupo Casais lança segunda fase do Minho Innovation & Technology Hub
  • A segunda fase do Minho Innovation & Technology Hub (MITH), localizado em Guimarães, é composta por edifícios residenciais, no total de cerca de 450 fogos, um edifício de serviços e comércio e um complexo hub de inovação.
  • Com o Centro Nacional de Computação Avançada, uma estrutura ligada à FCT associada ao supercomputador Deucalion, ficou o último escritório disponível e, com isso, o MITH atingiu 100% de ocupação da primeira fase, onde está o edifício premiado, The First, com habitação, hotel e co-working.

O Grupo Casais anuncia o lançamento da segunda fase do Minho Innovation & Technology Hub (MITH), centrada na construção de habitação e infraestruturas para o comércio e serviços. No próximo ano, vai estar concluída a construção das infraestruturas como a rua e o loteamento desta infraestrutura localizada na cidade de Guimarães. O primeiro edifício residencial deste complexo está previsto para 2027 e a conclusão do projeto deverá ter lugar em 2033.

O MITH combina espaços de trabalho e residenciais, promovendo a interação entre empresas, universidades e institutos, num ambiente adequado à instalação de start-ups e projetos de inovação tecnológica; a área residencial foi pensada como uma comunidade sustentável, com ciclovias e diversas infraestruturas.

O projeto, como previsto, tem agora em curso o desenvolvimento da segunda fase de construção, focada na construção de infraestruturas de comércio e serviços e com um reforço das insfraestruturas para habitação, programado para estar concluído em 2027. O projeto utiliza o sistema híbrido CREE Buildings, que combina madeira e betão, permitindo uma execução mais rápida das obras e trazendo benefícios ambientais, como a redução da pegada de carbono.

António Carlos Rodrigues, CEO do Grupo Casais, afirma que “a segunda fase lançamento do MITH marca o início da construção das infraestruturas residenciais, concretizando a expansão do hub e criando as condições para que empresas, a Universidade e a comunidade envolvente coexistam num espaço integrado e sustentável.”

Em 2023, o Grupo Casais assinou um protocolo com a Universidade do Minho, a Câmara Municipal de Guimarães, a TECMINHO e o SITIO, que permite às empresas e projetos resultantes da colaboração com estas entidades aceder a condições especiais de instalação e desenvolvimento. A parceira mantém-se entre estas entidades.

Nesta segunda fase, o SITIO também vai ampliar a sua presença, indo o espaço contar com o Centro Nacional de Computação Avançada, da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), instalando a sua Fábrica de Inteligência Artificial.  A iniciativa permitirá acesso remoto ao supercomputador Deucalion, capacitando empresas e investigadores para explorar e gerir esta infraestrutura de alta performance, criando novas oportunidades de investigação e de mercado. “Em apenas dois anos, conseguimos criar uma comunidade vibrante e 100% funcional que junta universidades, empresas e entidades locais em torno da inovação. O nosso próximo passo é ampliar o espaço para continuar a receber projetos que façam crescer este ecossistema”, sublinha Miguel Ricardo, General Manager do SITIO.

Cidadania energética: projecto GRETA lança as bases para desbloquear este conceito emergente
Leia também
Cidadania energética: projecto GRETA lança as bases para desbloquear este conceito emergente


O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa
Fonte: Press Release

Share:

PreviousPrograma E-Lar exclui soluções energéticas mais eficientes, alerta DECO PROteste
NextEurofred lança Fujitsu Airstage J-VS: mais eficiência, flexibilidade e facilidade de instalação para grandes projetos

About The Author

Edifícios e Energia

Edifícios e Energia

Related Posts

DAIKIN Portugal celebra excelência e colaboração com clientes

DAIKIN Portugal celebra excelência e colaboração com clientes

Junho 6, 2025

CANALCENTRO implementa  nova bomba de calor VAILLANT

CANALCENTRO implementa nova bomba de calor VAILLANT

Agosto 17, 2020

Hisense e NH Clima: Soluções de climatização na Tektónica 2025

Hisense e NH Clima: Soluções de climatização na Tektónica 2025

Abril 11, 2025

Siemens acelera a descarbonização em fábrica da Coca-Cola na Suécia

Siemens acelera a descarbonização em fábrica da Coca-Cola na Suécia

Abril 8, 2021

PUBLICIDADE

MREC1

HALFPAGE

BannerLateral

Eventos3

Eventos4

Eventos4

Revista separador

Revista

Capa EE

Assine já!

Opiniao separador

Opinião

Autor #1

Celeste Campinho

Presidente da Direcção da...

Ver Artigos

Autor #2

Eduardo Maldonado

Professor Catedrático da FEUP...

Ver Artigos
  • A inteligência nos edifícios
    por Serafín Graña | Out 21, 2025 | Notícias Opinião/Análise

    Este tema transporta-nos para a vivência dos anos em que se começou a dar importância e reconhecimento às múltiplas vantagens que as novas tecnologias emergentes foram paulatinamente integrando nos novos edifícios e, também em alguns casos, nos edifícios existentes sujeitos a renovação. Recordemos um pouco de história, as datas e …

+ ver mais Autores

SCN

© EDIFÍCIOS E ENERGIA | powered by MobintegTermos e Condições | Aviso Legal | Ficha Técnica | Contactos

Subscrever a nossa newsletter

A subscrição foi feita com sucesso

© Edifícios e Energia | powered by Mobinteg

Subscreva a nossa newsletter semanal

Subscreva a nossa newsletter semanal

Receba todas as notícias e novidades da Edifícios e Energia na sua caixa de correio electrónica.

You have Successfully Subscribed!

×
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.