A Comissão Europeia lançou o Citizen Energy Advisory Hub (Centro de Aconselhamento aos Cidadãos em matéria de Energia), uma nova iniciativa que procura capacitar as comunidades locais e os cidadãos para participarem activamente na transição energética da Europa, com recurso a apoio, orientação e oportunidades de financiamento personalizados. 

Este projecto, com a duração de três anos, faz parte de uma estratégia mais ampla para democratizar a energia em toda a União Europeia e ajudar a atingir as suas metas climáticas e energéticas para 2030 e 2050. Reflecte também elementos do Plano de Acção para a Energia Acessível, publicado em Fevereiro, e antecipa o Pacote de Energia dos Cidadãos, que deverá ser publicado até ao final do ano. 

De acordo com os responsáveis por esta iniciativa, o Centro de Aconselhamento servirá como “um recurso fundamental para ajudar as comunidades locais, os cidadãos, os municípios, as ONG e as pequenas empresas a controlar as suas facturas de energia, consumindo a sua própria energia renovável e gerindo a sua procura energética”. 

O Citizen Energy Advisory Hub irá lançar um programa de assistência técnica para apoiar 120 iniciativas de energia em toda a União Europeia. O objectivo é oferecer apoio prático para impulsionar projectos comunitários de energia, com dois concursos previstos — o primeiro no final de 2025 e o segundo em 2026. 

Ao oferecer apoio prático e ao promover a colaboração entre as autoridades locais, as cooperativas e a sociedade civil, o Hub procura acelerar a transição para sistemas energéticos mais limpos, justos e resilientes. 

O programa está estruturado em quatro eixos principais de apoio: 

– Desenvolvimento de capacidades:este eixo visa capacitar as comunidades para conceber, lançar e profissionalizar os seus projectos de energia. Será prestada orientação em áreas-chave como a partilha de energia, protecção dos consumidores, programas de apoio existentes e desenvolvimento de competências a longo prazo. 

– Apoio financeiro e ao investimento: serão disponibilizados serviços de planeamento financeiro personalizado, apoio à angariação de fundos e formação em literacia financeira. 

– Consultoria técnica:as iniciativas seleccionadas terão acesso a aconselhamento especializado em áreas como conceção técnica, escolha de tecnologias adequadas, conformidade com os quadros regulamentares nacionais e europeus, soluções digitais e estratégias de comunicação. 

 Envolvimento das partes interessadas:serão promovidos diálogos com os cidadãos, integradas perspectivas comportamentais e desenvolvidas acções específicas para envolver grupos vulneráveis ou sub-representados. 

Além destes quatro eixos, o programa incluirá ainda o desenvolvimento de recursos online e a promoção de oportunidades de networking. O Centro de Aconselhamento trabalhará em articulação com outras iniciativas europeias no sentido de garantir que os cidadãos e os intervenientes locais recebem o apoio adequado. O Mecanismo Europeu para as Comunidades de Energia é um exemplo, oferecendo apoio financeiro às comunidades energéticas emergentes.  

Fotografia de destaque: © Comissão Europeia