A Comunidade de Energia Renovável (CER) Telheiras/Lumiar inaugurou a sua segunda unidade de produção de energia de fonte solar. Este sistema fotovoltaico tem 44 painéis solares e uma potência de 25,74 kWp (quilowatt-pico), estando instalado na cobertura de um pavilhão desportivo. A partilha de energia vai alcançar cerca de 80 consumidores. 

Em comunicado, é referido que esta foi uma das primeiras comunidades de energia a receber autorização para entrada em exploração no país, contando já com uma unidade de produção piloto que partilha energia solar com 16 membros (15 famílias locais e a junta de freguesia). “Este projecto inovador trilhou um caminho difícil, particularmente ao nível do licenciamento, até começar, por fim, a partilhar energia. Com este crescimento, cuja validação por parte da Direcção-Geral de Energia e Geologia se espera célere, ambicionamos inspirar a criação de novas comunidades de energia”, disse Miguel Macias Sequeira, coordenador da CER Telheiras/Lumiar e investigador no CENSE NOVA-FCT. 

Com a instalação do segundo sistema fotovoltaico, a partilha de energia irá alcançar um total de cerca de 80 consumidores, incluindo não só famílias locais e a junta de freguesia, mas também pequenos negócios, associações e condomínios. Os principais impactos positivos são a redução das emissões de gases com efeito estufa, a redução das facturas de energia dos membros, a promoção da inclusão e a mitigação da pobreza energética. A CER tem também uma componente social ao apoiar a entrada de famílias com carências socioecónomicas enquanto membros em pleno direito do projecto. 

“A CER Telheiras/Lumiar tem sido um projecto em que a Junta de Freguesia não hesitou em se envolver como parceiro, pois promove a interacção e colaboração entre cidadãos, além da sua dimensão social e de sustentabilidade”, afirmou Ricardo Mexia, presidente da Junta de Freguesia do Lumiar. 

Este projecto teve origem num processo colaborativo entre o associativismo local e a junta de freguesia, sendo caracterizado pela sua gestão autónoma, democrática e participativa, o que o distingue de projectos de autoconsumo colectivo de gestão empresarial. O projecto tem como parceiros a Coopérnico e o CENSE NOVA-FCT. 

No evento de inauguração, foi também apresentado o “Guia Prático: Desenvolvimento de comunidades de energia renovável por cidadãos, associações e autarquias”, que resume em dez passos o caminho da CER Telheiras/Lumiar desde a ideia até ao licenciamento. “Este é um documento que reúne conhecimento essencial que faz sentido partilhar com as freguesias e municípios de Portugal, visando a sua sustentabilidade energética e ambiental”, considerou Silvério Regalado, secretário de estado da Administração Local e Ordenamento do Território.

Fotografia de destaque: © CER Telheiras/Lumiar