A Comissão Europeia lançou dois novos convites à apresentação de propostas para projectos no âmbito do Programa Horizonte Europa. Será atribuído um total de 318 milhões de euros em financiamento da União Europeia. 

Um dos convites à apresentação de propostas centra-se no fornecimento de energia sustentável, seguro e competitivo, e o outro na utilização eficiente, sustentável e inclusiva da energia. 

edital “Uso Eficiente, Sustentável e Inclusivo de Energia” abrange seis tópicos, dos quais se podem destacar as abordagens inovadoras para a implementação de distritos de energia positiva, edifícios mais inteligentes como parte do sistema energético para maior eficiência e flexibilidade energética, e a eliminação gradual de combustíveis fósseis em indústrias com alto consumo de energia por meio da integração eficiente de fontes de energia renováveis. 

Outros tópicos incluem caminhos inovadores para um stock de edifícios e um ambiente construído de baixo carbono e resilientes ao clima, a combinação de produtos de construção de baixo carbono, sistemas técnicos de construção e princípios de circularidade para edifícios neutros para o clima, e soluções e técnicas robóticas e automatizadas no local para renovação e construção de edifícios mais sustentáveis. 

Já o edital “Fornecimento de Energia Sustentável, Seguro e Competitivo” abrange 14 tópicos, como ferramentas e serviços inovadores para gerenciar e fortalecer comunidades energéticas, armazenamento subterrâneo de energia térmica em áreas urbanas densamente povoadas, demonstração de soluções de armazenamento de energia térmica para usinas e sistemas solares térmicos ou extensão da vida útil de módulos fotovoltaicos de silício cristalino. 

Os convites estarão abertos até ao dia 17 de Fevereiro de 2026. As propostas submetidas são avaliadas por peritos independentes, seleccionados a partir da base de dados de avaliadores externos da Comissão Europeia. Os candidatos receberão os resultados da avaliação no prazo máximo de cinco meses após o prazo de submissão e a assinatura dos contratos de subvenção com os candidatos seleccionados irá acontecer no prazo de oito meses após o prazo de submissão. 

O Horizonte Europa é o programa de investigação e inovação da UE para 2021-2027, com um orçamento de 95,5 mil milhões de euros. O CINEA gere partes do programa que visam acções de investigação em energia, acção climática e mobilidade, agrupadas no Cluster 5. O principal impulsionador deste cluster é acelerar as transições verde e digital e a transformação associada da economia, indústria e sociedade, com vista a alcançar a neutralidade climática na Europa até 2050 e aumentar a competitividade das economias europeias.

Fotografia de destaque: © Comissão Europeia