A sede das Nações Unidas será palco do evento Ar Interior Saudável: Um Apelo Global à Acção, um encontro inteiramente dedicado à qualidade do ar em ambientes interiores. A iniciativa, que decorre no dia 23 de Setembro e paralelamente à Assembleia Geral da ONU, reúne líderes globais, cientistas, especialistas em saúde pública e decisores políticos de todo o mundo com o objectivo de colocar a saúde do ambiente interior no centro da agenda global. 

Num mundo onde as pessoas passam, em média, 90% do seu tempo em espaços fechados, quer seja em casas, escolas, escritórios ou transportes, existem perigos invisíveis que se escondem no ar que respiramos dentro de portas. Poluentes, vírus e partículas nocivas são factores que contribuem para doenças respiratórias, cardiovasculares e outras condições crónicas. Neste sentido, a necessidade de garantir ar limpo e saudável em ambientes interiores é encarada como uma exigência urgente de saúde pública. 

O evento é promovido por instituições como a Academia Australiana de Ciências, a Escola de Saúde Pública da Universidade Brown, o Instituto Burnet e o Projecto OSLUV. A copatrocinar esta iniciativa estão os governos de Montenegro e França, com a presença confirmada do Presidente montenegrino e a aguardada participação do ministro da saúde francês. 

Entre os oradores principais estão representantes do Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUA), da Organização Internacional do Trabalho (OIT) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). A diversidade e amplitude das mais de 50 organizações parceiras sublinham a importância transversal do tema, com entidades como a Federação Mundial de Associações de Saúde Pública, o Instituto Internacional de Construção WELL, a ASHRAE e o Harvard Healthy Buildings a marcar presença. 

Um dos momentos centrais do encontro será o lançamento oficial do Compromisso Global para um Ar Interior Saudável, uma iniciativa que visa mobilizar governos, instituições e empresas a adoptarem padrões mais elevados e práticas inovadoras para garantir ambientes fechados mais seguros, saudáveis e resilientes.

Além disso, serão apresentadas as melhores práticas internacionais, resultados de pesquisas científicas recentes e soluções tecnológicas. O evento também pretende inspirar novas colaborações, facilitar o intercâmbio de experiências e fomentar redes globais em torno do tema. 

Fotografia de destaque: © Clean Air for Kids