“Sabe onde gasta mais energia em sua casa?” A pergunta é do projecto Energia e Conforto para Todos, que dá também as respostas.

A cozinha e o aquecimento são as maiores fontes de consumo energético, mas os gastos não têm de ser astronómicos, desde que sejam feitas escolhas eficientes. Para ajudar nesse caminho, existe agora o Manual de Boas Práticas – Eficiência Energética e Conforto em Sua Casa, disponível online gratuitamente.

Os comportamentos a adoptar em casa, como por exemplo evitar abrir a porta do forno durante a preparação dos alimentos ou regular a temperatura dos equipamentos de águas quentes sanitárias (caldeira, bomba de calor ou esquentador) entre os 55ºC e os 60ºC, são alguns dos exemplos práticos. Mas há mais: como poupar entre 20% e 80% na iluminação, qual a altura certa para descongelar e limpar o congelador ou que programas devem ser evitados na máquina de lavar loiça, entre outros.

Além disso, há medidas estruturais para que os edifícios acompanhem estes esforços, conselhos sobre energias renováveis e dicas que ajudam a escolher equipamentos eficientes.

O manual é da responsabilidade do Energia e Conforto para Todos. Promovido pela AdEPorto (Agência de Energia do Porto), o projecto tem como principal objectivo implementar acções e medidas que permitam o aumento da eficiência energética e a melhoria da qualidade de vida nas habitações, na área metropolitana do Porto a Norte do Rio Douro (AMP-ND). Ainda assim, esta ferramenta é válida e útil para qualquer pessoa, independentemente da localização.