A ASHRAE lançou o seu Plano Estratégico para o quadriénio 2025-2028, desenvolvido para acelerar a transformação para um ambiente construído mais sustentável.
O plano centra-se em três objectivos abrangentes: liderança na qualidade do ambiente interior (QAI); capacitação profissional e criação de parcerias que fortaleçam o AVAC&R; expansão do acesso ao conhecimento e às oportunidades da ASHRAE, removendo barreiras estruturais, financeiras e de comunicação.
“O Plano Estratégico 2025-2028 visa promover edifícios que apoiem verdadeiramente o bem-estar humano”, disse Bill McQuade, presidente da ASHRAE para o período 2025-26. “Este plano garante que o trabalho da ASHRAE se traduza em benefícios concretos, que incluem ar mais limpo, espaços internos mais seguros e comunidades que estão mais bem equipadas para prosperar num clima em mudança”.
A ASHRAE definiu quatro iniciativas estratégicas no seu plano. A primeira delas será o desenvolvimento e a adopção de normas, práticas e orientações técnicas que melhorem a qualidade do ambiente interior, reduzam as emissões de gases com efeito de estufa e melhorem a resiliência dos edifícios e das comunidades face aos desafios climáticos.
É também mencionada a implementação de programas de desenvolvimento profissional para engenheiros, técnicos e outros responsáveis para reduzir a lacuna de capacidades. A ASHRAE investirá na transformação digital e em plataformas de comunicação para melhorar a velocidade e a clareza da partilha de informações entre os capítulos da ASHRAE, as regiões, os comités técnicos e os parceiros da indústria.
Por último, a inteligência artificial e as tecnologias de edifícios inteligentes serão também promovidas pela associação, no sentido de melhorar a tomada de decisões em todo o ciclo de vida do projecto, construção e operações.
Fotografia de destaque: © ASHRAE











