Alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto conquistaram o 2.º lugar da edição deste ano do Concurso Internacional de Arquitetura da Saint-Gobain, que, neste ano, ao realizar-se em Lisboa, contou com a colaboração da câmara municipal de Lisboa. Os prémios, atribuídos no dia 28 de Junho, destacaram projectos arquitectónicos sustentáveis e alinhados com a economia circular de estudantes arquitectos.
Sustentabilidade e economia circular aplicadas a um projecto idealizado para um terreno pertencente ao município lisboeta, no Plano de Pormenor do Aterro da Boavista, eram os pilares deste 18.º Concurso Internacional de Arquitetura da Saint-Gobain. Esta edição, que contou com a participação de estudantes de arquitectura de 30 países, lançava três desafios: a reabilitação de um edifício que daria vida a uma videoteca arquivo da cidade, um novo projecto residencial e o desenho urbanístico do espaço público que liga estes edifícios.
Neste desafio, o segundo lugar foi entregue a dois alunos da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, Mariana Almeida e Sousa e Rafael Vieira Gonçalves, pelo projecto The Contemporary Pombalina House. Concebido na vertente de fazer jus quer à história e ao património cultural da cidade lisboeta quer à contemporaneidade, bem como aos valores de saúde, bem-estar e baixo impacto ambiental, o projecto é, de acordo com a equipa, “uma combinação entre construção leve, urbanismo, desenvolvimento sustentável e a história de Lisboa”
“A ideia era desenhar um projecto que pudesse ser utilizado como exemplo para outros projectos em Lisboa”, explicam os alunos na descrição do The Contemporary Pombalina House. Entre as soluções apresentadas, destaca-se a utilização de LSF – Light Steel Frame na estratégia de construção, de modo a incorporar uma estrutura modular, baixa em carbono incorporado e com recurso a produtos reciclados, a diminuir tempo de obra, a optimizar a eficiência dos recursos e a diminuição de resíduos de construção.
No pódio, estavam ainda alunos da Korea University, na Coreia do Sul, Se Kwang Kim, Hyemin Na e Iana Kim, que conquistaram o primeiro lugar da competição com o projecto Green Wave, e alunos da Universidade Iberoamericana, no México, que alcançaram a 3.ª posição com o projecto The Warehouse.
Houve ainda lugar à atribuição de um prémio especial, neste caso aos alunos da Universidad Pontificia Bolivariana, na Colômbia, e do prémio dos estudantes, eleito directamente pelos participantes, aos estudantes da polaca Wrocław University of Science and Technology. A próxima edição vai acontecer em 2024, já na capital finlandesa de Helsínquia.












