O projecto RENenergetic, integrado na iniciativa Horizonte 2020, conecta edifícios públicos na cidade de Segrate, em Milão, através da partilha de energia, da redução do consumo energético e do envolvimento activo da comunidade. 

Primeiramente, é importante perceber em que consiste uma “ilha de energia”. Trata-se de uma zona geograficamente delimitada que tem por objectivo atingir um elevado nível de autossuficiência energética, oferecendo, se e quando necessário, serviços energéticos a redes externas. A principal tarefa da iniciativa RENenergetic tem sido esta: optimizar a produção e a composição do fornecimento de energia, ao mesmo tempo que a distribui de forma eficiente. 

O projecto é composto por duas entidades: o Hospital San Raffaele, um enorme complexo hospitalar, e o município de Segrate, com cerca de 35 mil habitantes. Cinco edifícios públicos estão ligados entre si, partilhando e distribuindo a energia que produzem localmente. São eles a Câmara Municipal de Segrate, dois centros cívicos, uma esquadra de polícia e uma escola. Desde que o projecto começou, já foi possível instalar painéis solares fotovoltaicos no telhado da Câmara Municipal. 

O RENenergetic desenvolveu modelos de previsão baseados em inteligência artificial para melhorar a distribuição de calor e electricidade em colaboração com uma central combinada de calor e electricidade presente no complexo hospitalar. 

É esperado que o sistema concebido consiga reduzir significativamente o consumo de energia. As projecções para os edifícios envolvidos indicam uma diminuição de 40% no consumo energético. E o projecto quer que os cidadãos façam parte desta missão. Neste sentido, foi desenvolvida uma plataforma interactiva para comunicar com os gestores de energia e para informar e sensibilizar os utilizadores de todos os edifícios sobre o consumo actual de energia, as quotas e o consumo real no total dos edifícios e áreas da ilha de energia. Para além disso, um conjunto de reuniões e workshops no Hospital San Raffaele foram pensados para aumentar a consciência sobre o tema da energia e a abordagem RENergetic no hospital. Por último, estão também a ser criados grupos de discussão com habitantes privados e decisores políticos para discutir formas de promover a autossuficiência e a poupança de energia. 

A abordagem do projecto RENenergetic em Segrate – que engloba a tecnologia, a participação dos cidadãos e a recolha de dados – pretende servir de inspiração para outras cidades que procurem melhorar a sua eficiência energética ou que pretendam criar ilhas urbanas de energia e comunidades energéticas. Neste momento, os responsáveis pelo projecto estão a trabalhar na definição de um “quadro de replicabilidade” para outras comunidades de energia que queiram aplicar a solução RENergetic.

Fotografia de destaque: © Shutterstock