A Fundação AIP está a preparar a 25.ª edição da TEKTÓNICA, que leva à FIL – Parque das Nações o sector da construção, desde fabricantes e promotores, até distribuidores e instaladores, bem como engenheiros, arquitectos, designers e projectistas. Neste ano, o certame vai decorrer entre 4 e 7 de Maio, novamente em simultâneo com o SIL – Salão Imobiliário de Portugal, e irá focar-se nos materiais do futuro e nas novidades do sector, atraindo novas empresas participantes.

Entre 4 e 7 de Maio, o ponto de encontro do sector da construção será a FIL – Parque das Nações para assinalar mais uma edição da TEKTÓNICA. Na edição de 2023, o foco será dado aos materiais do futuro, aos pavimentos e revestimentos, à eficiência energética, bem como às novidades e tendências do sector. 

Além das habituais Tek Talks e de um espaço dedicado a start-ups, a feira vai dinamizar seminários, apresentações comerciais de produtos e serviços e facilitar, sobretudo na Tektónica Village (um espaço premium para almoços), oportunidades de networking e potenciais sinergias. 

Numa edição em que a TEKTÓNICA assinala a 25. ª edição, a Fundação AIP, que organiza o evento, sublinha, em comunicado, a posição do certame enquanto “evento líder do sector” que serve de plataforma de contactos e de “realização de negócios a nível nacional e internacional”.

Feira continua a atrair novas empresas

Contando já com 180 empresas inscritas, a TEKTÓNICA consegue assegurar um mix de empresas que voltam a participar no evento de forma consecutiva – “cerca de 30 %” –, mas também atrair novos agentes. Segundo a Fundação AIP, “29 % são empresas que participam pela primeira vez”. 

Na perspectiva internacional, a feira também consegue mover empresas estrangeiras. “Totalizam, até ao momento, 10 % das inscrições nesta edição”, revela a entidade, descrevendo que estas provêm dos mercados belga, espanhol, francês, indiano, italiano, polaco e suíço. Além disso, a Fundação AIP destaca como, neste ano, o Programa de Hosted Buyers vai, em particular, assegurar “reuniões entre as empresas participantes e compradores internacionais, prevendo-se a participação de cerca de 50 buyers de mercados como Espanha, França e Itália”.

A nível nacional, já há também presenças confirmadas, sendo possível consultar a lista de expositores, que inclui, por exemplo, a AICCOPN, a ANFAJE e Associação Nacional de Coberturas Verdes, aqui

Recorde-se que, no ano passado, o certame contou com mais de 200 expositores e recebeu, em conjunto com o SIL – Salão Imobiliário de Portugal, que normalmente decorre em simultâneo, mais de 15 mil visitantes.

Candidaturas aos prémios até 4 de Abril

Além da apresentação de materiais, produtos e outros serviços neste evento, serão também atribuídos os Prémios Tektónica Inovação aos produtos – máquinas, equipamentos, materiais, serviços – que mais se destacam pela inovação e sustentabilidade. Nesta edição, o Prémio Tektónica Inovação será atribuído em sete categorias, que correspondem aos sectores em exposição: banho; cozinha; pavimentos e revestimentos; materiais, máquinas e equipamentos; eficiência energética; equipamentos de exterior; serviços. As candidaturas estão abertas a empresas expositoras e não expositoras até dia 4 de Abril.

A revista Edifícios e Energia é media partner deste evento.