Com mais de 200 expositores em 30 mil metros quadrados de exposição e conferências, as edições deste ano da Tektónica – Feira Internacional da Construção e do SIL – Salão Imobiliário de Portugal receberam mais de 15 mil visitantes. Os dois eventos decorreram em simultâneo, entre os dias 12 e 15 de Maio, e tiveram nota positiva da maioria dos participantes.

Segundo comunicado da Fundação AIP, responsável pela organização dos certames, o aumento do número de expositores registado neste ano foi “demonstrativo da vontade e determinação deste sector em linha com os indicadores de crescimento e dinamismo”. A adesão do sector coloca também a Tektónica como “o grande Marketplace na área da construção” e “um espaço privilegiado para o network e para a concretização de negócios”, diz a mesma fonte.

Ao longo dos quatro dias da Tektónica/SIL, 15 294 pessoas visitaram o recinto da FIL, no Parque das Nações, das quais 88 % pretendem repetir a visita na edição de 2023, cuja data está já agendada para entre os dias 4 e 7 de Maio, segundo apurou um inquérito levado a cabo pela organização do evento. Embora apenas 36 % dos visitantes tenham fechado negócio ou identificado oportunidades para concretização de negócio nos próximos meses, a maioria dos inquiridos (58 %) diz visitar a Tektónica com o objectivo de conhecer novas empresas, produtos e outras novidades do sector, e 94 % dá “nota positiva” à sua participação.

As respostas dos visitantes consolidam também o posicionamento do evento: 90 % considera que a realização da Tektónica contribui para a projecção e crescimento económico do sector da construção, e 75 % dizem que este é o evento #mais representativo e mobilizador do sector em Portugal”.

Além do espaço de exposição, a Tektónica deste ano contou, à semelhança de anos anteriores, com uma agenda de conferências e eventos paralelos. Entre estes, estão as TEK TALKS, nas quais o tema da eficiência energética na construção esteve em destaque, e o Prémio Inovação Tektónica, ao qual concorreram 25 empresas. Os produtos Hoterway In, da HEABOO, e Becharged, da SECIL, foram os dois vencedores, tendo o júri atribuído ainda quatro menções honrosas – Aqva More – Water Saving Solutions (AROUNDINSPIRE), Parafuso de Solo First Base (FIRST BASE GROUND SCREWS PORTUGAL); Fundações Helicas (HELICA GROUND SOLUTIONS); e Robot Humanoide (IDR. DOMÓTICA | ROBÓTICA).

Recorde-se que, em 2022, a Tektónica voltou a realizar-se no seu calendário habitual, depois de, em 2021, ter decorrido no mês de Outubro, por constrangimentos relacionados com a pandemia de Covid-19.

 

A Edifícios e Energia é media partner do evento.