Fórum Económico Mundial reconhece o papel de liderança da Hisense na transformação do fabrico global através da inovação com inteligência artificial.
Na data em que se assinalou o Dia Nacional da Sustentabilidade (25 de setembro), uma data simbólica que coincide com o dia que marca também a adoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) pela ONU, a Hisense Portugal anuncia a recente distinção atribuída pelo Fórum Económico Mundial à fábrica de AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado) da marca em Qingdao, na China. O Fórum Económico Mundial distinguiu a fábrica de Qingdao como ‘Farol da Sustentabilidade’, tornando-a na primeira ‘Dual-Lighthouse Factory’ da indústria global de Ar Condicionado.
A honra de ‘Dual-Lighthouse’ atribuída à Hisense sinaliza os esforços desenvolvidos pela empresa na área da sustentabilidade e destaca também o papel da empresa na liderança global de manufaturação inteligente.
Ao introduzir tecnologias e conceitos avançados da 4.ª Revolução Industrial, a fábrica da Hisense em Qingdao concretizou um salto qualitativo em I&D ágil, produção flexível e entrega eficiente. Foram desenvolvidos mais de 40 cenários de fabrico avançado, incluindo mais de 20 tecnologias pioneiras na indústria, o que permitiu aumentar a velocidade de desenvolvimento de produtos em 37%, melhorar a produtividade laboral em 49% e reduzir os custos de produção em 35%.
Para aumentar a eficiência operacional, a Hisense desenvolveu uma plataforma de operação digital twin orientada por KPIs, permitindo a gestão transparente e em tempo real desses indicadores, bem como a criação de mecanismos abrangentes de alerta e capacidades de monitorização automatizada. Através da tecnologia Internet of Things, a Hisense alcançou com sucesso a gestão digital da energia e o controlo rigoroso do consumo energético. Além disso, com a implementação de tecnologias de poupança de energia em equipamentos de elevado consumo, a fábrica conseguiu aplicar controlo inteligente por IA nos equipamentos de produção e teste, diminuindo em 38% o consumo energético unitário.
A Hisense mantém o compromisso para melhorar de forma contínua o seu nível de fabrico, estabelecendo um modelo digital para o desenvolvimento da indústria de AVAC e contribuindo com a sua força para impulsionar a prosperidade da indústria de fabrico a nível global.
O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa
Fonte: Press Release