TRENDING:

A evolução do setor da energia
A ENERGIA: transição de quê?
INESC TEC lidera projecto europeu para construir plataf...
Edificios e Energia
  • Notícias
    • Empresas
    • Entrevista
    • Opinião/Análise
    • #FORUM
  • Revista Impressa
  • Revista Digital
  • Subscrições
  • Mercado
    • Directório Profissional

Select Page

A Panasonic impulsiona uma nova era de ar condicionado sustentável com as suas mais recentes inovações apresentadas na feira C&R 2025

Posted by Edifícios e Energia | Nov 24, 2025 | Empresas

A Panasonic impulsiona uma nova era de ar condicionado sustentável com as suas mais recentes inovações apresentadas na feira C&R 2025

A Panasonic acelera a transição para o ar condicionado descarbonizado na Europa e apresentou na C&R 2025 as soluções que marcam o conforto, a eficiência e a conetividade.

.

A Panasonic Heating & Cooling Solutions reafirma a sua liderança na climatização sustentável com uma participação de destaque na edição de 2025 do Salão Internacional do Ar Condicionado e da Refrigeração. A empresa apresentou uma gama completa de inovações tecnológicas, desde soluções aerotérmicas domésticas até inovações para grandes superfícies, todas orientadas para a eficiência energética, a conetividade e o respeito pelo ambiente. Desta forma, a Panasonic pretende acelerar a transição para o ar condicionado descarbonizado em toda a Europa.

A este respeito, Enrique Vilamitjana, diretor geral da Panasonic Heating & Cooling Solutions Europe, comenta que “a estratégia da empresa nos últimos anos gira em torno da descarbonização e da liderança industrial na UE e, por isso, aumentámos a nossa equipa em 13%, investimos em I&D e na produção europeia com quatro fábricas na Europa (Itália, França, Polónia, República Checa), e fechámos alianças com empresas como a Innova e a tadoº para aumentar a eficiência e o desempenho dos nossos equipamentos“.

Inovações para o lar: sustentabilidade, controlo inteligente e Ecoflex

No setor doméstico, a Panasonic está a expandir a sua gama com as novas bombas de calor de AQS com refrigerante natural R290, disponíveis em modelos de parede e de chão com capacidades que variam entre 100 e 260 litros. Estas unidades foram concebidas para substituir os aquecedores elétricos tradicionais, oferecendo uma alternativa mais sustentável, eficiente e amiga do ambiente.

Outro destaque é a nova solução Big Aquarea, concebida para oferecer um desempenho superior em soluções de ar condicionado centralizado e água quente sanitária (AQS) em edifícios multifamiliares, hotéis, residências de estudantes e idosos, bem como espaços comerciais. O seu design compacto e flexível torna-o mais versátil na instalação, permitindo-lhe adaptar-se mesmo em edifícios com espaço limitado. As chaves do seu sucesso são o curto tempo de retorno e o cumprimento dos regulamentos anti-Legionella.

Outra novidade é o Ecoflex, que foi redesenhado para ligar até três unidades interiores, para além do depósito e de uma conduta de 9 kW. As unidades interiores incluem agora a tecnologia nanoe™ X e a solução incorpora novas funcionalidades, tais como recuperação de calor DHW (DHW) e funcionamento garantido até 25°C. O seu design flexível facilita a instalação, está em conformidade com as normas RSIF e, embora funcione com R32, requer menos espaço para a instalação.

A nova Conduta Multizona, integrada no EcoFlex, permite agora até cinco zonas com controlo de temperatura independente, oferecendo o máximo conforto com o mínimo consumo. Também oferece opções de instalação horizontal e vertical, reduzindo a complexidade no local.

Nas soluções domésticas ar-ar (RAC), a Panasonic apresenta a nova série Etherea, com um modelo AI ECO que pode aumentar as poupanças de energia até 20% no modo de arrefecimento, aprendendo as condições da divisão e equilibrando as poupanças com um arrefecimento mais rápido. Acrescenta o modelo TZ, ainda mais compacto com apenas 765mm de largura, e incorpora novas caraterísticas para facilitar a instalação e a manutenção.

O que esperar do SCE e do Vale Eficiência?
Leia também
O que esperar do SCE e do Vale Eficiência?

O controlo inteligente é reforçado com aplicações como o Aquarea Comfort Cloud, que permite monitorizar e otimizar o uso de energia dos equipamentos Aquarea, oferecendo ao utilizador um controlo total sobre o seu consumo – ou os termostatos Totalº, sistemas inteligentes que permitem monitorizar, programar e otimizar o uso de energia dos equipamentos a partir de um incluindo novas funções avançadas que foram recentemente incorporadas.

Aquarea Sync e Hydronic Balancing são também adicionadas, funções especialmente desenvolvidas para otimizar o desempenho dos sistemas Aquarea através de um equilíbrio hidráulico inteligente.

“Todas as soluções que apresentamos na C&R apoiam a estratégia do nosso modelo holístico, concebido para oferecer um serviço completo. Acompanhamos os nossos clientes desde a fase inicial de conceção dos projetos, prestando aconselhamento especializado no processo de venda e garantindo um sólido serviço pós-venda e de manutenção para fechar o ciclo. Tudo isto é apoiado por uma equipa de profissionais especializados que conhecem profundamente as necessidades de cada projeto e de cada cliente”, explica Marc Díaz, diretor-geral da Panasonic Heating & Cooling Solutions Spain.

Soluções comerciais e VRF – elevada eficiência, conceção e purificação do ar

No segmento comercial e VRF, a empresa está a apresentar a nova série MF4, uma linha completa de sistemas VRF com refrigerante R32 que será lançada em maio de 2026. Estas unidades de aquecimento e refrigeração são altamente

eficientes mesmo em temperaturas exteriores extremas. Com um design exclusivo em grafite, a série MF4 reforça o equilíbrio entre estética e funcionalidade, diferenciando-se de outros sistemas semelhantes no mercado.

A série MF4 introduz melhorias significativas:

  • Combinações até 36 HP, a maior capacidade da sua classe no mercado.
  • Possibilidade de integrar a qualidade do ar interior através do nanoe™ X na maioria das unidades interiores.
  • Compatibilidade com ERV e novas opções de ligação a unidades de tratamento de ar (AHU).
  • Novas opções de caixa HR, disponíveis nas versões padrão e segurança, ampliando as possibilidades de instalação e segurança.

Além disso, a Panasonic incorporou a sua famosa tecnologia nanoe™ X num grande número de unidades interiores para os seus sistemas VRF com condutas, cassete, montagem na parede e consola, melhorando a qualidade do ar interior ao eliminar determinados poluentes, alergénios e odores. Esta tecnologia, baseada em radicais hidroxilo, ajuda a criar ambientes de ar mais limpos e saudáveis em escritórios, hotéis ou espaços comerciais.

Na secção de soluções para grandes áreas, a empresa apresenta o Jet Air Stream, um inovador sistema de ar condicionado concebido para grandes espaços que requerem uma elevada distribuição de ar, como ginásios, áreas de produção e armazéns. Esta solução inovadora para aquecimento e arrefecimento é capaz de fornecer um elevado caudal de ar até 5.000 m³/h com uma distância máxima de projeção de ar de 30 m, oferecendo um conforto ótimo graças aos seus bicos autodireccionáveis. O Jet Air Stream também incorpora novas opções de controlo versáteis, ampliando a sua compatibilidade com diferentes sistemas de gestão.

Chillers, centros de dados e refrigeração sustentável

Entre os novos produtos da gama industrial, o novo Chiller Aqua-Z Evo, com refrigerante R32, compressor Inverter com capacidades de 40 a 50 kW, completa a gama. Esta extensão da gama ECOi-W de bombas de calor com tecnologia de inversor oferece uma combinação óptima de eficiência, desempenho e baixo impacto ambiental e é ideal para aplicações industriais. A gama atinge uma das melhores eficiências sazonais do mercado (a partir de novembro de 2025).

Para o sector dos Data Centers, a Panasonic apresenta o primeiro resultado da sinergia entre a Panasonic e a Tecnair para ambientes de refrigeração críticos. Com uma capacidade de refrigeração de 21 kW, estas unidades são ideais para salas de TI, centros de dados modulares, museus ou outras infra-estruturas críticas. É uma combinação de uma unidade exterior de condensação Panasonic PACi NX com uma unidade UPZ/OPZ Tecnair da série P. As suas vantagens são: elevada eficiência graças ao seu compressor Inverter, controlo preciso da humidade e da temperatura ambiente e grande flexibilidade de instalação.

A nova série iCORE/iCOOL, concebida especificamente para aplicações de arrefecimento avançadas, também está incluída. A Panasonic lança também o seu primeiro Pacote de Sistema de Controlo Fechado integrando a Série P + PACi, uma solução para ambientes críticos até 21kW.

Também, como novidade em refrigeração, a empresa apresenta a nova unidade com CO₂ (NCU-CRC020A05).. Esta unidade é ideal para unidades de refrigeração em lojas de conveniência ou supermercados. É compacta, fiável e seguro e, graças à utilização de refrigerante natural, pode ser instalado no interior, sem as limitações de carga de outros refrigerantes inflamáveis, como o propano.

Controlo e gestão inteligentes: rumo à plena integração

A nível profissional, a empresa continua a avançar para a integração completa de sistemas domésticos, industriais, VRF e de refrigeração no ecossistema Smart Edge, uma plataforma que centraliza a gestão, monitorização e manutenção inteligente de todas as soluções Panasonic.

Serviço / Manutenção

A Panasonic apresenta novas soluções de manutenção profissional, como o Service+, um pacote de manutenção concebido para otimizar a vida útil do equipamento e garantir um funcionamento ideal. As licenças da Aquarea Service Cloud permitem agora a monitorização preventiva e preditiva para instaladores, empresas de manutenção e gestores de instalações, fornecendo ferramentas avançadas para antecipar falhas e otimizar o desempenho do sistema.

Pilsen, o coração europeu das bombas de calor

As inovações deste ano no setor doméstico (aerotérmico) não podem ser entendidas sem o impulso dado pela nova fábrica da Panasonic em Pilsen (República Checa), um complexo de 140.000 m² dedicado exclusivamente à produção de bombas de calor para o mercado europeu.

Inaugurada em agosto passado após um investimento de 320 milhões de euros, a fábrica simboliza o compromisso da Panasonic com a reindustrialização sustentável da Europa e a sua liderança na eletrificação do sector do ar condicionado.

A fábrica combina a precisão robótica com a experiência de mais de 700 trabalhadores, e foi concebida para atingir uma capacidade de produção de 1,4 milhões de unidades por ano até 2030, com a possibilidade de expansão para 3,000 funcionários.

Em Pilsen, a Panasonic integra todas as fases do processo: desde o fabrico de evaporadores e placas eletrónicas (PCB) até à montagem e controlo de qualidade, com verificações em três fases: protótipo, pré-produção e produção em série, garantindo o cumprimento dos mais elevados padrões.

Além disso, a partir deste centro funciona a nova Central IoT Monitoring, um serviço ligado a milhares de dispositivos em toda a Europa que analisa preventivamente o seu funcionamento para antecipar incidentes, gerir medidas corretivas com serviços técnicos locais e otimizar o seu desempenho.

Para mais informações, consultar https://www.aircon.panasonic.eu/


O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa
Fonte: Press Release

Share:

PreviousEficiência energética avança, mas AIE aponta risco de incumprimento das metas globais
Next2.º Encontro Nacional do Pacto de Autarcas destaca papel decisivo dos municípios na transição energética

About The Author

Edifícios e Energia

Edifícios e Energia

Related Posts

A Eurofred obtém o Certificado ISO 14001  de Sistema de Gestão Ambiental

A Eurofred obtém o Certificado ISO 14001 de Sistema de Gestão Ambiental

Novembro 18, 2019

PURIFICADORES DE AR DA MARCA OCRAMCLIMA ATINGEM O PICO DE VENDAS EM SETEMBRO DE 2020

PURIFICADORES DE AR DA MARCA OCRAMCLIMA ATINGEM O PICO DE VENDAS EM SETEMBRO DE 2020

Outubro 16, 2020

Nova junta de movimento estrutural Schlüter-DILEX-STF

Nova junta de movimento estrutural Schlüter-DILEX-STF

Abril 7, 2025

Costa Nova inaugurou em Ílhavo uma das fábricas mais sustentáveis do mundo

Costa Nova inaugurou em Ílhavo uma das fábricas mais sustentáveis do mundo

Novembro 1, 2023

PUBLICIDADE

MREC1

HALFPAGE

BannerLateral

Eventos3

Eventos4

Eventos4

Revista separador

Revista

Capa EE

Assine já!

Opiniao separador

Opinião

Autor #1

Celeste Campinho

Presidente da Direcção da...

Ver Artigos

Autor #2

Eduardo Maldonado

Professor Catedrático da FEUP...

Ver Artigos
  • A inteligência nos edifícios
    por Serafín Graña | Out 21, 2025 | Notícias Opinião/Análise

    Este tema transporta-nos para a vivência dos anos em que se começou a dar importância e reconhecimento às múltiplas vantagens que as novas tecnologias emergentes foram paulatinamente integrando nos novos edifícios e, também em alguns casos, nos edifícios existentes sujeitos a renovação. Recordemos um pouco de história, as datas e …

+ ver mais Autores

SCN

© EDIFÍCIOS E ENERGIA | powered by MobintegTermos e Condições | Aviso Legal | Ficha Técnica | Contactos

Subscrever a nossa newsletter

A subscrição foi feita com sucesso

© Edifícios e Energia | powered by Mobinteg

Subscreva a nossa newsletter semanal

Subscreva a nossa newsletter semanal

Receba todas as notícias e novidades da Edifícios e Energia na sua caixa de correio electrónica.

You have Successfully Subscribed!

×
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.