TRENDING:

A evolução do setor da energia
A ENERGIA: transição de quê?
INESC TEC lidera projecto europeu para construir plataf...
Edificios e Energia
  • Notícias
    • Empresas
    • Entrevista
    • Opinião/Análise
    • #FORUM
  • Revista Impressa
  • Revista Digital
  • Subscrições
  • Mercado
    • Directório Profissional

Select Page

80 anos de inovação. 80 anos de tecnologia. 80 anos de Fronius

Posted by Edifícios e Energia | Jun 27, 2025 | Empresas

80 anos de inovação. 80 anos de tecnologia. 80 anos de Fronius

A Fronius faz 80 anos. Fundada em 1945 como uma oficina regional especializada em equipamentos de rádio e elétricos, a empresa é agora uma parte fundamental da indústria em todo o mundo. Valores como a coesão, perseverança e consistência foram uma constante na história da empresa familiar austríaca.

Foi Günter Fronius quem deu o primeiro passo a 20 de junho de 1945. É neste momento que anuncia oficialmente que oferece trabalhos de manutenção de equipamentos de rádio e elétricos num restaurante. Pouco tempo depois, surge a ideia revolucionária: o técnico de eletrónica fabrica um aparelho com o qual as baterias do carro podem ser recarregadas, podendo ser utilizadas durante mais tempo. O primeiro produto da Fronius torna-se extremamente popular, seguido de carregadores inovadores para aplicações industriais, como baterias de empilhadores. A história de sucesso pode agora começar.

“Se olharmos para as condições estruturais da altura, os nossos primórdios foram caracterizados por uma força inovadora, ousadia e coesão. Os escassos recursos despertaram o espírito inovador do meu avô, e deram-lhe a ambição necessária para aproveitar ao máximo o que tinha disponível, torná-lo reparável e acessível para uma vasta fatia da população”, afirma Elisabeth Engelbrechtsmüller-Strauß, CEO da Fronius e neta do fundador da empresa.

Sucesso através da perseverança

Apenas cinco anos após o lançamento, Günter Fronius expande o portfólio de produtos com transformadores de soldadura. Isto transformou a Fronius numa instalação industrial considerável de dimensões médias. Em 1980, passa para a geração seguinte: Brigitte Strauss e Klaus Fronius assumem o controlo. Os dois embarcam numa viagem de crescimento e internacionalização que traz consigo soluções inovadoras de soldagem e leva ao estabelecimento de inúmeras filiais em todo o mundo – hoje são 37. Desde 1992, a Fronius também se concentra no tema da energia solar, que era considerada uma alternativa na altura, mas agora é indispensável no setor da energia.

“Procuramos energias renováveis e trabalhamos consistentemente em soluções para o acoplamento dos setores de eletricidade, aquecimento, refrigeração e mobilidade, de acordo com nossa visão de 24 horas de sol”, explica Engelbrechtsmüller-Strauß, que herdou a administração da empresa da sua mãe e tio em 2012.

Sucesso através do progresso

Com os seus produtos e soluções, a empresa de tecnologia influenciou o progresso económico em todo o mundo, tendo contribuído significativamente para o crescimento de outras empresas, por exemplo, na indústria automóvel. Neste contexto, destaca-se o 20.º aniversário do método Cold Metal Transfer (CMT). Com este processo de soldadura inovador, a Fronius iniciou uma mudança de paradigma na tecnologia de soldadura. Graças ao método CMT, foi possível, pela primeira vez, ligar termicamente chapas de aço galvanizado e alumínio ou unir chapas de alumínio finas com espessuras a partir de 0,3 milímetros.

Pobreza energética: Governo aprova estratégia e criação de observatório nacional
Leia também
Pobreza energética: Governo aprova estratégia e criação de observatório nacional

Atualmente, a Fronius atua em duas áreas de negócios estratégicas.
A Fronius Welding continua a revolucionar a tecnologia de soldadura e a Solar & Energy continua a procurar otimizar a utilização da energia solar, bem como os sistemas de carregamento de baterias para intralogística, com base na ideia do fundador da empresa e do primeiro produto da Fronius. Por mais diferentes que estas duas áreas de negócios possam parecer à primeira vista, a missão, que foi definida há 80 anos e é adotada por cerca de 7000 especialistas em todo o mundo, é clara: explorar e controlar a eletricidade como sendo o combustível do futuro. “E esse futuro deve ser habitável – para nós e para as gerações futuras”, declara Engelbrechtsmüller-Strauß.

Sucesso através da visão

Olhar para trás também dá motivos para olhar em frente: a Fronius continuará a investigar a conversão de eletricidade e a desenvolver, produzir e promover soluções direcionadas neste campo. A empresa está constantemente a abrir novos caminhos nesse sentido, mas, de acordo com a diretora administrativa, algumas coisas foram definidas: “Ninguém consegue dizer o que o futuro trará concretamente. No entanto, permanecemos financeiramente independentes e reforçamos a localização austríaca e, consequentemente, a nossa criação de valor claramente orientada para a Europa. Vivemos o nosso espírito de investigação e concentramo-nos na qualidade e facilidade de utilização.


O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa
Fonte: Press Release

Share:

PreviousUniversidade de Coimbra promove seminário sobre eficiência energética nas PMEs
NextA indústria dos equipamentos de AVAC&R – metas e desafios

About The Author

Edifícios e Energia

Edifícios e Energia

Related Posts

Roca Group coloca em funcionamento primeiro forno túnel elétrico do mundo para produção de louça sanitária

Roca Group coloca em funcionamento primeiro forno túnel elétrico do mundo para produção de louça sanitária

Novembro 28, 2023

Conhecimento, Inovação e Networking: Keyter & Intarcon celebram sucesso do Evento no Porto

Conhecimento, Inovação e Networking: Keyter & Intarcon celebram sucesso do Evento no Porto

Março 10, 2025

Sanitop é a escolha número um dos profissionais

Sanitop é a escolha número um dos profissionais

Janeiro 12, 2024

Instituto de Formação da Vulcano lança curso de instalação e manutenção de caldeiras murais

Instituto de Formação da Vulcano lança curso de instalação e manutenção de caldeiras murais

Setembro 19, 2022

PUBLICIDADE

MREC1

HALFPAGE

BannerLateral

Eventos3

Eventos4

Eventos4

Revista separador

Revista

Capa EE

Assine já!

Opiniao separador

Opinião

Autor #1

Celeste Campinho

Presidente da Direcção da...

Ver Artigos

Autor #2

Eduardo Maldonado

Professor Catedrático da FEUP...

Ver Artigos
  • A inteligência nos edifícios
    por Serafín Graña | Out 21, 2025 | Notícias Opinião/Análise

    Este tema transporta-nos para a vivência dos anos em que se começou a dar importância e reconhecimento às múltiplas vantagens que as novas tecnologias emergentes foram paulatinamente integrando nos novos edifícios e, também em alguns casos, nos edifícios existentes sujeitos a renovação. Recordemos um pouco de história, as datas e …

+ ver mais Autores

SCN

© EDIFÍCIOS E ENERGIA | powered by MobintegTermos e Condições | Aviso Legal | Ficha Técnica | Contactos

Subscrever a nossa newsletter

A subscrição foi feita com sucesso

© Edifícios e Energia | powered by Mobinteg

Subscreva a nossa newsletter semanal

Subscreva a nossa newsletter semanal

Receba todas as notícias e novidades da Edifícios e Energia na sua caixa de correio electrónica.

You have Successfully Subscribed!

×
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.