A Fronius faz 80 anos. Fundada em 1945 como uma oficina regional especializada em equipamentos de rádio e elétricos, a empresa é agora uma parte fundamental da indústria em todo o mundo. Valores como a coesão, perseverança e consistência foram uma constante na história da empresa familiar austríaca.
Foi Günter Fronius quem deu o primeiro passo a 20 de junho de 1945. É neste momento que anuncia oficialmente que oferece trabalhos de manutenção de equipamentos de rádio e elétricos num restaurante. Pouco tempo depois, surge a ideia revolucionária: o técnico de eletrónica fabrica um aparelho com o qual as baterias do carro podem ser recarregadas, podendo ser utilizadas durante mais tempo. O primeiro produto da Fronius torna-se extremamente popular, seguido de carregadores inovadores para aplicações industriais, como baterias de empilhadores. A história de sucesso pode agora começar.

“Se olharmos para as condições estruturais da altura, os nossos primórdios foram caracterizados por uma força inovadora, ousadia e coesão. Os escassos recursos despertaram o espírito inovador do meu avô, e deram-lhe a ambição necessária para aproveitar ao máximo o que tinha disponível, torná-lo reparável e acessível para uma vasta fatia da população”, afirma Elisabeth Engelbrechtsmüller-Strauß, CEO da Fronius e neta do fundador da empresa.

Sucesso através da perseverança
Apenas cinco anos após o lançamento, Günter Fronius expande o portfólio de produtos com transformadores de soldadura. Isto transformou a Fronius numa instalação industrial considerável de dimensões médias. Em 1980, passa para a geração seguinte: Brigitte Strauss e Klaus Fronius assumem o controlo. Os dois embarcam numa viagem de crescimento e internacionalização que traz consigo soluções inovadoras de soldagem e leva ao estabelecimento de inúmeras filiais em todo o mundo – hoje são 37. Desde 1992, a Fronius também se concentra no tema da energia solar, que era considerada uma alternativa na altura, mas agora é indispensável no setor da energia.
“Procuramos energias renováveis e trabalhamos consistentemente em soluções para o acoplamento dos setores de eletricidade, aquecimento, refrigeração e mobilidade, de acordo com nossa visão de 24 horas de sol”, explica Engelbrechtsmüller-Strauß, que herdou a administração da empresa da sua mãe e tio em 2012.
Sucesso através do progresso
Com os seus produtos e soluções, a empresa de tecnologia influenciou o progresso económico em todo o mundo, tendo contribuído significativamente para o crescimento de outras empresas, por exemplo, na indústria automóvel. Neste contexto, destaca-se o 20.º aniversário do método Cold Metal Transfer (CMT). Com este processo de soldadura inovador, a Fronius iniciou uma mudança de paradigma na tecnologia de soldadura. Graças ao método CMT, foi possível, pela primeira vez, ligar termicamente chapas de aço galvanizado e alumínio ou unir chapas de alumínio finas com espessuras a partir de 0,3 milímetros.

Atualmente, a Fronius atua em duas áreas de negócios estratégicas.
A Fronius Welding continua a revolucionar a tecnologia de soldadura e a Solar & Energy continua a procurar otimizar a utilização da energia solar, bem como os sistemas de carregamento de baterias para intralogística, com base na ideia do fundador da empresa e do primeiro produto da Fronius. Por mais diferentes que estas duas áreas de negócios possam parecer à primeira vista, a missão, que foi definida há 80 anos e é adotada por cerca de 7000 especialistas em todo o mundo, é clara: explorar e controlar a eletricidade como sendo o combustível do futuro. “E esse futuro deve ser habitável – para nós e para as gerações futuras”, declara Engelbrechtsmüller-Strauß.
Sucesso através da visão
Olhar para trás também dá motivos para olhar em frente: a Fronius continuará a investigar a conversão de eletricidade e a desenvolver, produzir e promover soluções direcionadas neste campo. A empresa está constantemente a abrir novos caminhos nesse sentido, mas, de acordo com a diretora administrativa, algumas coisas foram definidas: “Ninguém consegue dizer o que o futuro trará concretamente. No entanto, permanecemos financeiramente independentes e reforçamos a localização austríaca e, consequentemente, a nossa criação de valor claramente orientada para a Europa. Vivemos o nosso espírito de investigação e concentramo-nos na qualidade e facilidade de utilização.
O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa
Fonte: Press Release