- Júri reconhece o engenheiro químico portuense por unanimidade pelo seu percurso na investigação aplicada, inovação industrial e criação de patentes.
Adélio Mendes, Professor Catedrático da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, é o vencedor da segunda edição do Prémio Carreira Galp – Academia de Engenharia, distinção que reconhece personalidades de excelência no domínio da Engenharia em Portugal.
Com um percurso científico e tecnológico de referência internacional, Adélio Mendes tem contribuído de forma decisiva para a inovação em setores como a energia, o ambiente e a indústria química, cruzando a investigação académica com a aplicação prática.
Adélio Mendes é membro integrado do centro de investigação LEPABE (Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia), onde coordena a área de Processos, Produtos e Energia.
Autor de cerca de 500 artigos científicos e detentor de mais de 35 famílias de patentes, o premiado lidera uma equipa de mais de 50 investigadores, da qual nasceram até hoje 11 start-ups tecnológicas profundas (deeptech).
A sua investigação incide sobre áreas importantes para o avanço da transição energética, como células fotovoltaicas avançadas, eletrorredução de CO₂, baterias, eletrólise, clivagem catalítica do metano e produção de metanol verde.
Entre os vários projetos que lidera, destaca-se a coordenação científica da agenda H2Driven, no valor de 240 milhões de euros, dedicada à inovação em hidrogénio e novas tecnologias de energia.
“A carreira de Adélio Mendes representa o melhor da Engenharia portuguesa”, sublinha Sebastião Feyo de Azevedo, presidente da Academia de Engenharia e do júri do prémio.
Para Ana Casaca, diretora de Inovação da Galp, o percurso de Adélio Mendes traduz a convergência entre conhecimento e impacto: “Não é apenas um professor de grande estatura académica — é um inovador com impacto nas empresas e na economia, que tem ajudado a criar uma verdadeira cultura empreendedora dentro da Academia.”
Com um valor monetário de 10 000 euros, o Prémio Carreira Galp–Academia de Engenharia é atribuído anualmente a engenheiros cujo trabalho contribui para a afirmação da Engenharia em Portugal. Adélio Mendes sucede a Arlindo Oliveira, vencedor da primeira edição.
A distinção reforça o compromisso conjunto da Galp e da Academia de Engenharia em valorizar o talento e a investigação na Engenharia, uma disciplina decisiva para o desenvolvimento do país, assistindo-se à sua crescente preponderância perante desafios de grande magnitude como a revolução tecnológica, as alterações climáticas ou a transição energética.
O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa
Fonte: Press Release











