A 22ª edição da Tektónica, a principal feira de construção e obras públicas portuguesa, abre hoje portas na FIL – Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações. O certame decorre até este domingo, dia 11, em formato híbrido.

Inicialmente agendada para Maio deste ano, a Tektónica acabou por ser adiada em virtude das restrições impostas pela pandemia de Covid-19 no primeiro semestre do ano à semelhança do que aconteceu com vários outros eventos. Apesar da incerteza, a feira acontece mesmo por estes dias e realiza-se em simultâneo com o SIL – Salão Imobiliário de Portugal e a Intercasa.

A complementar a exposição física, que ocupa, este ano, um pavilhão, a Tektónica “acontece” também no cenário virtual, através de uma plataforma virtual mobile e web app. Com a ferramenta, os expositores podem agendar reuniões com compradores nacionais e internacionais e divulgar os seus produtos a outros mercados internacionais.

Para Teresa Gouveia, gestora da Tektónica, esta nova ferramenta será ideal para levar o evento a todas a empresas e profissionais mesmo que não possam estar presentes fisicamente na feira e fazer acontecer contactos e negoócios. “Através da plataforma será possível a transmissão on-line das conferências ou outros eventos presenciais. Os expositores terão um stand físico e uma presença on-line, com vídeos de apresentação da empresa e/ou produtos. As reuniões, além de presenciais, podem ser agendadas on-line e realizadas por essa via. As visitas aos stands podem acontecer também virtualmente e todas a empresas participantes irão fazer parte de um directório de empresas do sector. Este ano, as oportunidades de se realizarem negócios ainda é mais abrangente do que nos anos anteriores e possibilitará ter toda a informação disponível on-line por um período de um ano”, explica a responsável.

Tal como nos anos anteriores, o certame conta com vários espaços temáticos, tais como o Experience & Network, dedicado a fabricantes de produtos sustentáveis, o Architects on Business, na sua 8ª edição e que promove o contacto entre profissionais do meio da construção e arquitectura, ou o Espaço Novos Materiais, no qual poderão ver-se os resultados de trabalhos desenvolvidos por universidades e centros de investigação.

No programa, constam ainda as Academias – Acções de Formação avançada e mostra de novos produtos, soluções e tendências, e os Prémios Tektónica, que visarão as áreas Arquitectura, Engenharia, Inovação e Formação Profissional.

Na edição de 2019, a Tektónica recebeu cerca de 18 mil visitantes. Recorde-se que, para 2020, a FIL recebeu as distinções Safe Travels e Clean & Safe, que certificam o cumprimento das regras de segurança e higiene recomendadas face ao contexto pandémico.