O novo edifício do Centro Comum de Investigação (CCI) em Sevilha vai incorporar os princípios do Novo Bauhaus Europeu. Será o primeiro edifício institucional da União Europeia (UE) desta dimensão a atingir energia líquida positiva. 

A Comissão Europeia inicia este Verão a construção do seu primeiro edifício com energia líquida positiva em Sevilha. O projecto visa ir além da neutralidade carbónica, compensando as emissões de dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera, principalmente através da geração de energia proveniente de fonte solar que excede largamente as suas próprias necessidades operacionais. 

Inspirado na arquitectura tradicional de Sevilha, o projecto em forma de cúpula contará com uma cobertura revestida por painéis solares que proporciona sombra a uma praça, a um jardim e ao próprio edifício. O layout foi concebido para ser flexível e adaptável às necessidades futuras, com foco na utilização de materiais de origem local, como o calcário, a madeira e a cerâmica. A construção tem uma duração prevista de dois anos. 

A inauguração do futuro edifício foi celebrada a 30 de Junho, num evento em Sevilha, com a comissária para Startups, Investigação e Inovação, Ekaterina Zaharieva, a comissária para o Ambiente, Resiliência Hídrica e Economia Circular, Jessika Roswall, e representantes do governo espanhol. 

“Graças a uma incrível colaboração interinstitucional, este é o primeiro exemplo visível da Comissão do Novo Bauhaus Europeu, uma iniciativa que nos dá a oportunidade de transformar a sociedade – desde as pequenas empresas aos bairros desfavorecidos – tornando-a mais sustentável e melhorando o modo de vida dos europeus”, afirmou Ekaterina Zaharieva.  

A sede do Centro Comum de Investigação foi inaugurada em Sevilha em 1994 e acolhe mais de 400 trabalhadores internacionais, fornecendo informações técnicas e dados de apoio a políticas europeias fundamentais, como a inovação, a política fiscal, a digitalização e a inteligência artificial. 

Fotografia de destaque: © Comissão Europeia