Até 15 de Setembro, os agentes da cadeia de valor dos edifícios podem dar a sua opinião sobre como construir um sector mais sustentável. O inquérito que está a ser dinamizado vai, depois, alimentar um roteiro da Comissão Europeia para a redução das emissões de carbono em todo o ciclo de vida dos edifícios.

Na semana passada, foi disponibilizado um inquérito no portal EUSurvey que tem como objectivo recolher contributos dos vários actores de toda a cadeia de valor do sector dos edifícios a propósito de como reduzir as emissões de carbono em todo o ciclo de vida dos edifícios até 2050.

Em particular, considerando as emissões de carbono em todo o ciclo de vida dos edifícios, as questões colocam-se a nível de uma análise das políticas da União Europeia e de potenciais medidas auxiliares, de possíveis áreas de acção para a redução de emissões (materiais, renovação, uso de energia nos edifícios, entre outras), bem como de princípios que possam reger esta abordagem de ciclo de vida.

A Ramboll Management Consulting SA/NV, entidade que vai analisar os resultados, vai, no final, desenvolver um relatório agregado que será entregue à Comissão Europeia. Este relatório vai então contribuir para a análise preparatória de base ao roteiro que a Comissão Europeia quer desenvolver, como parte da Renovation Wave, para, num horizonte de 2050, alcançar um parque edificado mais sustentável, considerando as emissões de carbono em todo a cadeia de valor do sector dos edifícios.

“Qualquer agente da cadeia de valor do sector dos edifícios pode participar, contribuindo com a sua visão sobre a relevância deste tema e de como melhor abordar as emissões associadas aos edifícios em todo o ciclo de vida”, refere-se no enquadramento do inquérito.

A consulta está a decorrer até dia 15 de Setembro. Quaisquer questões podem ser colocadas através do endereço de e-mail WholeLifeCarbonRoadmap@ramboll.com.