Chama-se Rede Internacional para Mulheres no Arrefecimento e foi lançada, na semana passada, pelo Secretariado do Dia Mundial de Refrigeração (DMR) e pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em conjunto com várias associações do sector AVAC-R. O objectivo é estimular o envolvimento e as oportunidades para as mulheres no mundo da refrigeração, do ar condicionado e das bombas de calor.
“As mulheres representam uma enorme e sub-explorada fonte de inovação e de capacidades para este sector, e precisam de estar envolvidas activamente se é para se resolverem os grandes desafios climáticos do nosso tempo”, sublinha James Curlin, responsável pelo programa OzonAction, do PNUMA, em comunicado. Liderada pelo PNUMA e pelo Secretariado do DMR, a International Network for Women In Cooling (INWIC) é uma rede que pretende incentivar esta participação, bem como alavancar oportunidades de networking com outras profissionais e programas de mentoria e de educação. Servirá ainda como plataforma para que mulheres, principalmente de países em desenvolvimento, possam, a título individual, ganhar experiência profissional.
Subjacente à procura deste empowerment, a visibilidade das mulheres do sector, que inclui a refrigeração, o ar condicionado e as bombas de calor, é uma das apostas da INWIC. Para isso, a nova rede vai divulgar vídeos e textos retratando diferentes exemplos de profissionais femininas nas várias funções do sector. Segundo a iniciativa, esta medida será ainda um passo para inspirar jovens a seguirem o mesmo caminho.
Além de procurar a igualdade de género, a INWIC destaca ainda o propósito de contribuir para o desenvolvimento sustentável, por exemplo, através da adaptação e da mitigação climáticas e de tornar as cidades e as vidas das pessoas mais sustentáveis. Nesse sentido, a nova rede assumir-se-á ainda como plataforma para promover a gestão ambiental no sector do arrefecimento, incluindo questões como o manuseamento adequado e seguro de gases refrigerantes como HFCs, HCFCs, hidrocarbonetos e novas alternativas.
Ao PNUMA e ao Secretariado do DMR, juntam-se outras associações-chave da indústria da construção de todo o mundo. São elas as globais ASHRAE e IIR, e a AREA (Europa), a FAIAR (América Latina), a AIRAH (Austrália), a CAR (China), a IOR (Reino Unido), a ISHRAE (Índia), a JSRAE (Japão), U-3ARC (África), a Women in HVAC&R (América do Norte).