O Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) vai acolher uma Jornada Técnica dedicada à Iluminação de Segurança e, nomeadamente, à norma técnica que a ela diz respeito. O evento é gratuito e irá decorrer no dia 16 de Maio, às 17h, nas instalações da instituição.

A Jornada Técnica de “Iluminação de Segurança”, promovida pelo ISEL, pelas empresas Aura Light e Silvino Maio & Lacerda Morais, irá contar com duas sessões técnicas. A primeira irá incidir sobre a “Nota Técnica 23 – Iluminação de Emergência”, cuja apresentação será da responsabilidade do engenheiro electrotécnico António Lacerda Moreira, membro do Grupo de Trabalho que elaborou a nota. A segunda sessão irá focar-se nos “Elementos Práticos da Nota Técnica”, os quais serão abordados pelo engenheiro David Pérez, responsável pelas vendas da empresa Daisalux – Iluminación de Emergencia em Espanha e Portugal.

Recorde-se que a nota técnica em questão tem como objectivo, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (PROCIV), que a desenvolveu, “em caso de falha da iluminação normal, evitar situações de pânico, permitir a evacuação segura e fácil dos ocupantes e a execução das manobras respeitantes à segurança e à intervenção dos meios de socorro”, bem como contribuir para a segurança e execução de procedimentos adequados em situações potencialmente perigosos. 

Assim, a iluminação de segurança deve estar contemplada na fase de projecto, instalação, manutenção e inspecção para garantir o cumprimento do Regulamento Técnico de Segurança Contra Incêndio em Edifícios, das Regras Técnicas das Instalações Eléctricas de Baixa Tensão, entre outras normas aplicáveis. Para o orador David Pérez, na sua descrição profissional da rede social LinkedIn, alcançar um “valor diferencial” nos projectos de iluminação de emergência é ainda uma forma de “poupar tempo, [obter] uma maior eficiência e uma instalação mais sustentável que utilize menos recursos (materiais, humanos e de consumo e de energia)”. 

Além das sessões técnicas, o evento irá contar com a intervenção do professor do ISEL José Luís Almeida, especialista em luminotecnia, na sessão de boas vindas, bem como com um espaço de debate. A participação nesta Jornada Técnica dedicada à Iluminação de Segurança é gratuita e carece de inscrição prévia, a qual poderá ser efectuada aqui.

A revista Edifícios e Energia é media partner deste evento.