A Associação Europeia de Bombas de Calor (EHPA) realça que a proposta de orçamento pós-2027 da Comissão Europeia – o “Quadro Financeiro Plurianual” – contém aspectos importantes para o sector das bombas de calor.
“O reforço do apoio à infraestrutura eléctrica através do “Connecting Europe Facility” (em português, “Mecanismo Interligar a Europa”) é significativo, dado que a electrificação é fundamental para a descarbonização, incluindo dos edifícios e da indústria, através de bombas de calor”, começa por referir a associação, em comunicado.
Da mesma forma, salienta que a aposta no apoio a projectos de tecnologias limpas e de descarbonização através do futuro “Fundo para a Competitividade” é “um passo muito positivo”. Actualmente, o sector das bombas de calor conta com mais de 300 unidades fabris na Europa e já gera mais de 430 mil postos de trabalho. A EHPA acrescenta que este número pode aumentar.
“A meta de investimento de 35% para o clima e a biodiversidade significa que as medidas de energia renovável e eficiência energética continuarão a ser apoiadas”, diz a associação, sugerindo que este plano de investimento seja complementado por um “programa de financiamento LIFE contínuo para projectos de clima e ambiente”.
A EHPA espera que, durante as próximas negociações, a União Europeia garanta que estas características são mantidas e, idealmente, reforçadas. “Isto ajudará o sector europeu de bombas de calor a proporcionar os benefícios que oferece em termos de segurança energética, liderança industrial com emissões líquidas nulas e descarbonização”, conclui o comunicado.
Fotografia de destaque: © Freepik