Levantada a possibilidade de criar uma nova Missão Europeia sobre o Novo Bauhaus Europeu, a Comissão Europeia está a procura de pessoas interessadas em integrar o Conselho de Missão desta potencial Missão. Cientistas, inovadores, urbanistas, arquitectos, engenheiros civis, empresários, representantes industriais e cidadãos da União Europeia podem, assim, manifestar o seu interesse até dia 29 de Agosto.
Já com cinco Missões da União Europeia estabelecidas, a Comissão Europeia está a propor-se a criar uma nova Missão Europeia sobre o Novo Bauhaus Europeu, um movimento que pretende tornar os espaços mais sustentáveis, inclusivos e belos e, desse modo, melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. O objectivo, segundo as informações avançadas, é “garantir que, no período de uma década, a Europa lidere em processos aplicados de circularidade e em soluções de green tech, escalados em todo o mundo, que uma parte significativa dos bairros da União Europeia se tornem sustentáveis, mas também inclusivos e valiosos em termos culturais e estéticos, e, por fim, que nestes bairros e além deles os processos democráticos locais se mantenham a base de tomada de decisão para alcançar a transição ecológica e a neutralidade climática”.
Como tal, reconhecendo o impacto ambiental, social e económico do ambiente construído, a Comissão Europeia anunciou, no dia 31 de Julho, a abertura de candidaturas para o Conselho de Missão desta potencial nova iniciativa. A ideia é reunir um conjunto de peritos num grupo consultivo responsável por estruturar a Missão que poderá vir a surgir no âmbito do programa Horizonte Europa. Neste processo, os membros do Conselho de Missão irão prestar aconselhamento sobre conteúdos de investigação e inovação, com base na recolha de informações dos vários stakeholders e nos requisitos necessários identificados para a transformação sustentável e sustentada dos espaços, bem como orientar o investimento e a comunicação nesta área.
O Conselho de Missão sobre o Novo Bauhaus Europeu será constituído por um grupo de 15 peritos com diferentes perfis, incluindo profissionais de empresas, da administração pública, da cultura, bem como profissionais ligados à ciência, investigação e inovação e ainda pessoas associadas a processos ou iniciativas de participação dos cidadãos e a organizações da sociedade civil. “[A integração neste Conselho] Será de particular interesse para membros da União Europeia com especialidade em bairros sustentáveis inclusivos e belos”, refere a Comissão Europeia.
A manifestação de interesse a esta potencial missão que pretende tornar os bairros “laboratórios vivos para a inovação” pode ser realizada até dia 29 de Agosto, às 12 horas (CET), aqui.
Recorde-se que as Missões da União Europeia se iniciaram em Setembro de 2021 de maneira a traduzirem-se numa resposta concreta e transformativa a desafios que se colocam a nível da sociedade, da economia e do ambiente. Para isso, estas missões estabelecem metas claras e uma abordagem sistémica sustentando-se em conhecimento, tecnologia e inovações em várias vertentes.
Actualmente, são cinco missões ligadas à adaptação às alterações climáticas, ao combate ao cancro, à recuperação do oceano e das águas até 2030, ao desenvolvimento de 100 cidades inteligentes e com impacto neutro no clima até 2030, e à protecção do solo.