EFRIARC destaca sistemas de AQS com energia solar na Tarde Técnica de Faro, agendada para 21 de Abril

EFRIARC destaca sistemas de AQS com energia solar na Tarde Técnica de Faro, agendada para 21 de Abril

A próxima Tarde Técnica de Faro, dinamizada pela Associação Portuguesa dos Engenheiros de Frio Industrial e Ar Condicionado (EFRIARC), vai focar-se em “Sistemas de produção de água quente com energia solar”. O evento, com entrada gratuita para membros da EFRIARC, vai acontecer no dia 21 de Abril, no Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve.

Sistema de produção de água quente monobloco incorporando bomba de circulação do fluido primário acionada por energia solar fotovoltaica e drain-back” vai ser o primeiro tema da Tarde Técnica de Faro, que vai ser acolhida no Campus da Penha, em Faro, no dia 21 de Abril, às 14h15. 

Partindo de uma análise dos problemas associados aos sistemas convencionais, Oscar Herzog, da fabricante espanhola Orkli, vai então abordar as vantagens deste sistema em destaque e algumas características como a possibilidade de incorporar uma bomba de calor reversível e de incluir IoT para feedback sobre consumos e poupança, por exemplo.

Numa segunda parte sobre o mesmo sistema, Francisco Cordoeiro, também da Orkli, vai aproveitar para explicar um pouco melhor o funcionamento deste sistema, recorrendo a uma demonstração. Vai ainda facilitar a visualização de um vídeo da montagem do sistema e uma demonstração da acessibilidade aos componentes para o caso de ser necessário fazer reparações.

Além deste sistema em destaque, serão também explorados outros tópicos técnicos. Para isso, depois de um intervalo para café, João Silva, da Bosch Termotecnologia, S.A., vai falar sobre a manutenção em sistemas solares térmicos, indicando quais são os principais componentes envolvidos e os respectivos cuidados que exigem, bem como sobre a lógica por detrás da detecção de problemas.

Chega, de seguida, a vez de Carolina Madeira Ramos do Carmo, da Universidade de Girona, que irá apresentar o tema “desempenho de sistema de produção de água quente com energia solar associado com bomba de calor reversível”. Por fim, será Luís Miguel Silva que irá explorar soluções de isolamento térmico para instalações solares térmicas, aproveitando a sua experiência na Armacell, fabricante de materiais flexíveis de isolamento técnico.

A inscrição na Tarde Técnica de Faro, organizada pela EFRIARC, é obrigatória e pode ser feita através do endereço de e-mail secretaria@efriarc.pt. A participação é gratuita no caso dos sócios da EFRIARC e dos estudantes, mediante pré-inscrição, e, para os restantes, tem um valor de 10 euros.

A revista Edifícios e Energia é media partner oficial deste evento.

Autor do artigo

Sónia Sul

Jornalista e Colaboradora da Edifícios e Energia

Botão mais autores

MREC1

MREC2

HalfPage

BannerLateral

BannerLateral

Banner SmartCities Network

Subscrever a nossa newsletter

A subscrição foi feita com sucesso

Subscreva a nossa newsletter semanal

Subscreva a nossa newsletter semanal

Receba todas as notícias e novidades da Edifícios e Energia na sua caixa de correio electrónica.

You have Successfully Subscribed!