A Solar Heat Europe lançou, hoje, um apelo ao sector solar térmico e aos seus apoiantes para assinarem um roadmap para energia solar térmica na Europa. O documento pode ser assinado até dia 26 de Agosto.
Com o título Energising Europe with Solar Heat – A Solar Thermal Roadmap for Europe, o novo documento orientador pretende ser um complemento às políticas europeias para a descarbonização e descentralização do sector energético até 2030, nomeadamente ao plano REPowerEU e à Estratégia Solar da União Europeia.
Em particular, pretende acrescentar ao debate “as contribuições que o sector de aquecimento solar e arrefecimento podem trazer”. Nesse sentido, destaca, no documento, os principais argumentos, entre os quais que a energia solar térmica “é mais barata do que a electrificação”, “tem a maior capacidade de armazenamento energético de todas as energias renováveis” e “tem a melhor densidade energética de todas as tecnologias solares”.
Inicialmente apresentado em meados de Junho, durante um evento sobre a descarbonização do sector do aquecimento, este roadmap conta já com a assinatura de mais de 100 entidades. E, agora, a Solar Heat Europe e os restantes apoiantes esperam angariar ainda mais signatários.
“Estamos a lançar agora uma segunda chamada para signatários, convidando o sector solar térmico e os seus apoiantes a juntarem-se à iniciativa. A chamada está aberta até dia 26 de Agosto de 2022″, refere a entidade, em comunicado, acrescentando que todos os signatários serão mencionados na versão final do documento.