TRENDING:

A evolução do setor da energia
A ENERGIA: transição de quê?
INESC TEC lidera projecto europeu para construir plataf...
Edificios e Energia
  • Notícias
    • Empresas
    • Entrevista
    • Opinião/Análise
    • #FORUM
  • Revista Impressa
  • Revista Digital
  • Subscrições
  • Mercado
    • Directório Profissional

Select Page

Light + Building 2026 apresenta: “The Living Light – onde o Design e a Tecnologia moldam o Futuro”

Posted by Edifícios e Energia | Jan 26, 2026 | Empresas

Light + Building 2026 apresenta: “The Living Light – onde o Design e a Tecnologia moldam o Futuro”

A luz orienta, cria atmosfera e evoca emoções. Influencia o bem-estar, apoia processos de aprendizagem, aumenta o desempenho e fomenta a comunicação. Com “The Living Light – onde o Design e a Tecnologia moldam o Futuro”, a Light + Building irá apresentar, pela primeira vez, de 8 a 13 de março de 2026, em Frankfurt am Main, uma área especial que reúne todas estas dimensões da luz num conceito holístico e imersivo. Um percurso atmosférico por quatro áreas distintas da vida demonstra como a tecnologia de iluminação inovadora pode enriquecer o nosso quotidiano de variadíssimas formas.

Durante a feira líder mundial de iluminação e tecnologia de serviços para edifícios, a “The Living Light” ilustra como uma abordagem holística à iluminação se pode traduzir numa experiência espacial. Desenvolvida pela Lichtvision Design em nome da Light + Building, esta área especial será concretizada no Pavilhão 3.1, sob a direção curatorial de Carla Wilkins, Sócia Sénior e Diretora Criativa Global da Lichtvision Design Berlim. A empresa internacional de design de iluminação opera a partir de várias localizações em Berlim, Londres e Ásia — incluindo Hong Kong e Xangai — e é conhecida pelos seus conceitos holísticos na intersecção entre as pessoas, o espaço e a tecnologia. Como parte desta apresentação especial, cada uma das localizações desenvolveu o seu próprio foco temático sobre o tema da vida, a par de um conceito de comunicação partilhado. Desta forma, diferentes perspetivas culturais, métodos de trabalho e abordagens de design fluem para a instalação, formando coletivamente um quadro global multifacetado da luz como força modeladora na vida quotidiana.

No coração da apresentação está um elemento espacial contínuo: a “Green Spine” (Espinha Verde). Este corredor encenado com luz liga os quatro espaços temáticos e guia os visitantes através da instalação. Inspirada em formas de crescimento natural, uma parede desenhada com musgo acompanha o percurso. A luz fornece orientação, dirige o olhar e muda de intensidade e ambiente ao longo das estações individuais. A natureza torna-se, assim, um símbolo de ligação e continuidade entre áreas da vida, tecnologias e pessoas. “Com a ‘The Living Light’, queremos mostrar que a luz é muito mais do que iluminação. A luz é um fator de design vivo que apela às nossas emoções, motiva-nos e liga-nos uns aos outros. Quando utilizamos a tecnologia da forma correta e a integramos num conceito global holístico, a luz pode melhorar cada momento do nosso dia a dia”, explica Carla Wilkins.

A viagem por quatro áreas da vida

O percurso pela “The Living Light” conduz os visitantes através de quatro áreas centrais da vida, nas quais a luz pode ser experienciada como um fator moldador e conector.

“Home” (Casa) – Atmosfera, dinamismo e bem-estar A viagem começa no espaço “Home” — o ponto de partida emocional da vida quotidiana. Aqui, a luz é vivida como uma companheira pessoal que se adapta às horas do dia, aos estados de espírito e às necessidades individuais. Diferentes cenários de iluminação traduzem o decorrer de um dia: desde situações calmas e quentes de manhã e à noite, passando por momentos de iluminação mais intensos e ativadores, até um cenário noturno que permite conscientemente a escuridão. Os visitantes são convidados a assumir o controlo através de uma interface de iluminação e a alterar a atmosfera do espaço. Desta forma, a luz torna-se uma ferramenta tangível que cria uma sensação de segurança, permite o refúgio e apoia a proximidade emocional.

Light+Building 2024 vai levar a Frankfurt novas tendências na iluminação e nos edifícios
Leia também
Light+Building 2024 vai levar a Frankfurt novas tendências na iluminação e nos edifícios

“Education” (Educação) – A luz como motor de motivação e saúde Na área “Education”, o foco incide sobre a forma como a luz pode moldar positivamente os ambientes de aprendizagem. Aprender é um processo complexo no qual crianças, jovens e adultos trazem diferentes pré-requisitos, perceções e formas de concentração. Quatro cenários espaciais desenhados especificamente ilustram diferentes tipos de aprendizagem, desde a aprendizagem lúdica e ativa até abordagens digitais e formatos de aprendizagem disruptivos, por exemplo no contexto de PHDA ou necessidades específicas de saúde. Cada uma destas zonas utiliza estratégias de iluminação direcionadas, que variam entre iluminação direta e indireta, cenários de luz difusa e calma, e acentos ativadores. A instalação demonstra assim como a luz pode aumentar a motivação, reduzir a sobrecarga sensorial e apoiar processos de aprendizagem individuais.

“Work” (Trabalho) – Equilíbrio entre desempenho e regeneração O espaço temático “Work” encena o quotidiano laboral como uma narrativa espacial. Num ambiente estritamente geométrico e altamente focado, o decurso de um dia de trabalho torna-se visível através da luz. Diferentes fases, como o foco matinal, a dispersão mental por volta do meio-dia, a aceleração e pressão à tarde, e o abrandamento gradual ao final do dia, tornam-se percetíveis apenas através da luz, do ritmo e da intensidade. No centro está um posto de trabalho que exibe deliberadamente desordem. Simboliza o indivíduo dentro de um sistema altamente controlado. Aqui, a luz não é usada de forma decorativa, mas assume uma função narrativa: mede o tempo, cria tensão e torna visíveis os estados emocionais.

“Communication” (Comunicação) – A interação lúdica entre tecnologia sensorial e luz Na área “Communication”, o destaque vai para a interação entre a luz, a tecnologia de sensores e a interação. A luz responde ao movimento, muda dinamicamente e torna visível a conectividade. Os visitantes experienciam em primeira mão como os ambientes de iluminação surgem de forma intuitiva, lúdica e interativa, sobrepondo-se e evoluindo em diálogo com o espaço. Isto realça como os sistemas de iluminação em rede podem promover a comunicação e tornar os espaços interativos e vibrantes.

A “The Living Light” faz parte do programa de eventos de alto nível da Light + Building 2026, oferecendo conhecimento especializado e inspiração diversificada para designers de iluminação, arquitetos, designers e o público profissional orientado para a iluminação. O ponto de encontro central é a Design Plaza no Pavilhão 3.1, que serve de palco para intercâmbio, palestras e discussões, colocando o design, a arquitetura e a luz na vanguarda. Diariamente ocorrem aqui painéis de debate, apresentações e contribuições de vários parceiros. Além disso, da Design Plaza partem visitas guiadas que conduzem a expositores selecionados e fornecem informações aprofundadas sobre os desenvolvimentos e tendências atuais na indústria da iluminação.

Toda a informação sobre o programa de eventos da Light + Building 2026 pode ser encontrada aqui.


O texto acima é da inteira responsabilidade das empresas/entidades em causa
Fonte: Press Release

Share:

PreviousDSTGroup assume liderança científica da construção industrial em Portugal
NextEnergia solar nos telhados poderá suprir 40% da procura de electricidade da UE até 2050

About The Author

Edifícios e Energia

Edifícios e Energia

Related Posts

Thermor apresenta o novo Catálogo 2019 para Portugal

Thermor apresenta o novo Catálogo 2019 para Portugal

Junho 27, 2019

Unidades de ar condicionado com controlo inteligente SHORAI™ Edge agora disponíveis em preto e branco

Unidades de ar condicionado com controlo inteligente SHORAI™ Edge agora disponíveis em preto e branco

Março 21, 2023

Daikin junta-se novamente ao Electrão numa campanha de reciclagem de Ar Condicionado, recompensando os instaladores aderentes

Daikin junta-se novamente ao Electrão numa campanha de reciclagem de Ar Condicionado, recompensando os instaladores aderentes

Setembro 2, 2021

VULCANO LANÇA NOVO WEBSITE

VULCANO LANÇA NOVO WEBSITE

Setembro 18, 2020

PUBLICIDADE

MREC1

MREC2

Eventos

Eventos2

Revista separador

Revista

Capa EE

Assine já!

Opiniao separador

Opinião

Autor #1

Celeste Campinho

Presidente da Direcção da...

Ver Artigos

Autor #2

Eduardo Maldonado

Professor Catedrático da FEUP...

Ver Artigos
  • Geotermia – energia e recursos geológicos: Energia renovável em Portugal
    por Serafín Graña | Dez 17, 2025 | Notícias Opinião/Análise

    Será este um tema esquecido – um parente pobre ou um parente rico – em Portugal? A geotermia é uma fonte de energia renovável e inesgotável que utiliza o calor natural da Terra, disponível 24 horas por dia, independentemente das condições meteorológicas. Pode comparar-se a um tesouro bem escondido no …

+ ver mais Autores

SCN

© EDIFÍCIOS E ENERGIA | powered by EasyMarketing.pt Termos e Condições | Aviso Legal | Ficha Técnica | Contactos

Subscrever a nossa newsletter

A subscrição foi feita com sucesso

© Edifícios e Energia | powered by Mobinteg

Subscreva a nossa newsletter semanal

Subscreva a nossa newsletter semanal

Receba todas as notícias e novidades da Edifícios e Energia na sua caixa de correio electrónica.

You have Successfully Subscribed!

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.