Nos preparativos para a International Building Decarbonization 2022 Conference (IBD), que vai decorrer em Atenas nos dias 6 e 7 de Outubro, a ASHRAE está a aceitar resumos de trabalhos científicos sobre a descarbonização do parque edificado até dia 4 de Abril.

Organizada pela task force para a descarbonização do parque edificado da ASHRAE, em colaboração com o Hellenic Chapter da ASHRAE, a conferência internacional será enriquecida com o contributo de engenheiros, arquitectos, investigadores e profissionais interessados. Para isso, a entidade internacional anunciou, na semana passada, uma chamada para a submissão de resumos de artigos científicos àqueles que desejem explorar o impacto do design de edifícios, alavancar a inovação e a descarbonização

A tónica para estes contributos é colocada em temas como eficiência energética, caminhos para a neutralidade carbónica, carbono operacional e incorporado, equipamentos e processos de refrigeração, sequestro de dióxido de carbono e alterações climáticas

Segundo a ASHRAE, outros tópicos poderão ser aceites, sendo também sugeridos estudos de caso sobre a descarbonização dos edifícios, processos de padronização, de certificação e de formação contínua e apresentação de iniciativas de cidades e países. 

Além destes temas, a conferência internacional, cujo objectivo é estreitar as relações entre a América do Norte e a Europa em torno deste tema central e actual na indústria da construção, irá contar com sessões especiais sobre a qualidade do ambiente interior (IEQ) e requisitos relacionados com a epidemia, resiliência e sobre o impacto da iluminação no processo de descarbonização.

Os contributos podem assumir o formato de artigos ou de apresentações que não sejam baseadas no papel. Os resumos, que podem ser submetidos aqui até dia 4 de Abril, têm de explicitar em menos de 400 palavras o problema abordado, aquilo que o trabalho traz de novo, a metodologia adoptada e qual o impacto e a aplicabilidade em termos do objectivo de descarbonizar o sector.

A ASHRAE adianta ainda que as decisões serão dadas a conhecer no dia 11 de Abril e que os trabalhos que sejam aceites terão de ser entregues até dia 6 de Junho, não podendo exceder oito páginas. Espera-se, depois, que os autores apresentem o seu trabalho presencialmente na cidade ateniense.