A Fibrenamics – plataforma de investigação da Universidade do Minho para o desenvolvimento de produtos com base em fibras e compósitos – organiza, esta quarta-feira, um workshop on-line sobre a importância do uso de materiais sustentáveis no período pós pandemia. O evento digital vai reunir especialistas mundiais e é de participação gratuita.
Sob o tema Shaping the Future with Sustainable Materials — Opportunities after the Pandemic, o workshop organizado pela plataforma de investigação da Universidade do Minho vai ter o inglês como língua oficial, contando com a participação de especialistas de Portugal, Índia, Alemanha, Suécia e Canadá. Esta será a segunda edição do workshop internacional promovido pela Fibrenamics, depois de, em 2019, ter juntado “150 académicos e empresários” numa discussão sobre “oportunidades de inovação em fibras naturais”. Ao longo de toda esta quarta-feira, a programação do evento, que decorrerá exclusivamente on-line, inclui apresentações sobre materiais de inspiração biológica, a sua funcionalidade e desempenho.
O coordenador da iniciativa, Raul Fangueiro, acredita que, neste ano em particular, os materiais sustentáveis são “um tema premente”, pelo que o contexto pandémico actual está inscrito na programação do dia. A iniciativa pretende levar a discussão “as oportunidades que estes materiais reservam para o futuro da sociedade” e vai juntar investigadores, professores do ensino superior, técnicos e empresários. O também professor na instituição de ensino superior minhota considera que “a actual pandemia covid-19 veio reforçar a importância de um desenvolvimento mais sustentável, em harmonia com a natureza”, destacando a “particular importância” da utilização de materiais sustentáveis em sectores como a construção ou a medicina, por estes “serem provenientes de fontes renováveis e de se biodegradarem no final do ciclo de vida, com impacto ambiental extremamente baixo”.
“Num momento em que os estudos apontam para um consumo mais pausado e consciente, face à emergência de saúde pública”, a plataforma da Universidade do Minho acredita que os materiais sustentáveis, com aplicação em áreas como a construção, medicina ou os transportes”.
A participação no evento é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória.