O ISQ e a Agência Regional de Energia e Ambiente do Oeste (Oeste Sustentável) integram um consórcio europeu que, até 2021, se encontra a desenvolver a nova qualificação de Técnico Europeu de Eficiência Energética em Edifícios (EEEBT). Este novo perfil profissional e o seu regime de formação vão ser harmonizados para serem reconhecidos em toda a União Europeia (UE).

Com uma avaliação formativa que se realizará “através de um jogo pedagógico virtual” e através de uma estratégia educacional que inclui experiência adquirida em real contexto laboral, o ISQ e a Oeste Sustentável estão, desde Setembro do ano passado, a trabalhar com a agência energética croata Regionalna Energetska Agencija Sjever no desenvolvimento da nova qualificação profissional de Técnico Europeu de Eficiência Energética em Edifícios. Os três parceiros integram o projecto REACT, que pretende contribuir para o cumprimento das metas climáticas e energéticas da União Europeia (UE) para 2030, através de uma “abordagem digital” à qualificação de técnicos de eficiência energética.

Com o objectivo de “harmonizar” a formação e a qualificação destes técnicos, o projecto, com data de fim marcada para Agosto de 2021, vai promover a utilização de ferramentas digitais e de formação em contexto de trabalho, entre as quais estará “um jogo pedagógico virtual”, que integrará a avaliação formativa dos técnicos de eficiência energética em regime de e-learning e permitirá “aferir os conhecimentos já adquiridos e identificar as temáticas a melhorar”, explica Andreia Morgado, responsável pela gestão e implementação do projecto em Portugal.

Para os profissionais do sector, com experiência prévia mas sem qualificações, estão a ser desenvolvidos “o esquema e respectivas ferramentas do processo de Reconhecimento e Avaliação de Competências Adquiridas (RVC)”. Este processo de certificação profissional “será testado no início do próximo ano”, lê-se em nota de imprensa enviada pelo ISQ no passado dia 7 de Julho. Os participantes que não o concluírem com sucesso serão convidados a participar no curso-piloto em desenvolvimento pelo consórcio europeu.

A participação das entidades portuguesas no projecto encontra-se relacionada com o desenvolvimento da própria formação e dos “respectivos materiais de formação e avaliação, em linha com o Plano de Acção para a Educação Digital” da Comissão Europeia, esclarece o ISQ.

O curso, que visa assegurar a criação do “novo perfil profissional” EEEBT, vem suprir uma “necessidade identificada” pelo Centro Europeu para o Desenvolvimento da Formação Profissional (CEDEFOP), que pretende criar “uma qualificação harmonizada na eficiência energética nos edifícios, desenvolvida para ser reconhecida por toda a União Europeia”.

Financiado pela Comissão Europeia, o projecto REACT tem como objectivo dar apoio aos trabalhadores da área da eficiência energética “que desejem actualizar as suas qualificações”.