A Solar Heating Initiative (SHI) e a Global Solar Certification Network (GSCN) anunciaram, nesta quarta-feira, o alargamento da etiqueta de certificação de qualidade SOLERGY, referente a colectores solares térmicos. Trata-se de uma medida que vai abrir a porta a novos mercados na América do Norte, na Ásia e na Oceânia.

Utilizada por algumas empresas europeias (incluindo portuguesas) e chinesas, a SOLERGY vai ser implementada noutras regiões do globo. A expansão vai ser possibilitada pela GSCN, que, em Abril passado, mostrou interesse em tornar-se parceira da SHI e vai, agora, harmonizar os procedimentos de teste, inspecção e certificação.

Ao concretizar-se uma metodologia standardizada e um layout adaptado às condições climáticas regionais e locais, irá criar-se uma oportunidade para os fabricantes europeus entrarem em novos mercados sem terem de adaptar os seus produtos a outras exigências. O potencial da SOLERGY, realça Harald Drück, chairman da GSCN, passa também por “aumentar o valor de esquemas de certificação existentes” e actuar “como uma forte base para mercados onde não há qualquer certificação oficial disponível”.

De acordo com as entidades, isto fará da SOLERGY uma promotora da competitividade e inovação no sector e também de confiança nos compradores. O objectivo, dizem em comunicado, é “melhorar a posição dos colectores solares térmicos como geradores de calor livres de emissões de dióxido de carbono, aumentar a transparência acerca da sua eficiência, e ajudar os consumidores a tomarem melhores decisões de compra para um fornecedor de aquecimento amigo do ambiente, sustentável e rentável”.

Recorde-se que a SOLERGY surgiu em resposta à falta de menção dos colectores solares térmicos na certificação europeia de produtos relacionados com energia. Gerando etiquetas de A- a AAA, a SOLERGY sistematiza e avalia os colectores solares de acordo com a quantidade de aquecimento solar gerado por área do colector consoante diferentes níveis de temperatura e zonas climáticas.

Actualmente, as empresas com um certificado válido Solar KEYMARK (cujo esquema de certificação serviu de base à SOLERGY) podem candidatar-se à etiqueta SOLERGY para o mercado europeu através da DIN CERTCO, a entidade certificadora alemã que apoiou o lançamento da etiqueta em 2016. A coordenação da introdução da SOLERGY noutras regiões será feita pela GSCN, pela SHI e pela DIN CERTCO, que irão autorizar o processo de emissão da etiqueta por outras entidades certificadoras.

O comunicado adianta ainda que está prevista a possibilidade de alargamento da aplicação da SOLERGY a outros produtos/serviços, como piscinas.